Brasil

Castello Branco: 'Função da Petrobras não é identificar da onde vem óleo'

O presidente da estatal informou ainda que 133 toneladas de resíduo oleoso já foram removidos das praias do nordeste

Anna Russi
postado em 08/10/2019 18:15
Roberto Castello BrancoO presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, afirmou nesta terça-feira (8/10) que não é função da estatal identificar da onde vem manchas de óleo nas praias do Nordeste. ;A função da Petrobras não é investigar de onde vem oleo. Nossa preocupação é se era um óleo produzido ou eventualmente comercializado pela Petrobras. Fizemos 23 amostras de análises bioquímicas no nosso centro de pesquisa e chegamos a conclusão de que não se trata de nenhum óleo produzido pela Petrobras;, garantiu.

O governo já tem ;no radar; um país de onde poder ter tido origem o óleo que atingiu as águas na região brasileira no início de setembro. O presidente Jair Bolsonaro, afirmou na última segunda-feira (7/10) que existe a possibilidade de um país ter dado origem ao petróleo. No mesmo dia, o jornal a Folha de S. Paulo apurou que análises feitas pela Petrobras indicam que a Venezuela é a provável origem dos resíduos.

;Continuamos trabalhando da melhor maneira possível para dar não só uma satisfação à sociedade, bem como para colaborar na questão ambiental;, disse Bolsonaro após reunião no Ministério da Defesa para tratar do tema.

Castello Branco reforçou que a petroleira tem trabalhado, sob supervisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e com colaboração do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e da marinha brasileira, ;ativamente; na limpeza das praias nordestinas.

[SAIBAMAIS];A Petrobras removeu 133 toneladas de resíduo oleoso nas praias do nordeste. Esse volume é equivalente, aproximadamente, a mais de 500 barris de petróleo. Ou seja, indica que não é simplesmente uma lavagem de um tanque de navio. Alguma coisa extraordinária aconteceu, que não sabemos o que é e que nem cabe à Petrobras a investigação. Somente exploramos e produzimos petróleo;, acrescentou o presidente da estatal.

Hipoteticamente, segundo ele, pode se tratar de um naufrágio de um navio petroleiro, ou uma transferência de petróleo (de um navio para outro) que tenha falhado. ;Um navio carrega muito mais que isso. Hipoteticamente, pode ser um naufrágio, porque não transborda imediatamente, é liberado gradualmente. Nem o que a Petrobras coletou foi tudo que chegou às praias, já que outras instituições também estão trabalhando na coleta e remoção desses materiais;, explicou

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação