Brasil

1ª Turma do STF torna deputado Arthur Lira réu por corrupção

Parlamentar é acusado de receber propina para interferir na presidência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU)

Renato Souza
postado em 08/10/2019 18:31
Deputado Arthur LiraA Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu tornar o deputado Arthur Lira réu pelo crime de corrupção passiva. A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira (8/10). Os ministros rejeitaram a acusação de lavagem de dinheiro contra o parlamentar.

A partir de agora, o deputado enfrenta um processo, onde poderá apresentar defesa, provas e a coleta do depoimento de testemunhas. O deputado é acusado de receber R$ 106 mil em propina do ex-presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Francisco Colombo. De acordo com as investigações, os repasses ilegais ocorreram para que Francisco continuasse no cargo. O montante teria sido repassado ao congressista por um assessor.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), o parlamentar usou sua influência política para definir quem ficava no comando da companhia. ;Francisco Colombo, para se manter na presidência da CBTU, oferecia e pagava vantagens indevidas a Arthur Cesar Pereira de Lira para que este, na condição de deputado federal, líder do PP na Câmara dos Deputados, com a prerrogativa de fazer indicações para cargos em comissão, mantivesse-o naquele cargo como nomeação política da agremiação;, diz um trecho da denúncia.

No julgamento, o advogado Pierpaolo Bottini, que representa Arthur, afirmou que não existe provas suficientes de que o dinheiro era repassado como propina.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação