Brasil

Polícia Federal desmente reportagem veiculada em TV por assinatura

De acordo com a matéria, dados sobre refugiados não estão sendo divulgados desde abril

postado em 09/10/2019 22:14

De acordo com a matéria, dados sobre refugiados não estão sendo divulgados desde abrilA Polícia Federal desmentiu nesta quarta-feira (9/10) reportagem veículada na GloboNews que dizia que número de refugiados no Brasil não era divulgado pelo Governo desde abril.

De acordo com a nota, os dados estão disponíveis e atualizados até agosto. Em relação aos de fevereiro, a PF diz que serão disponibilizados nas próximas semanas.

Confira nota

A Polícia Federal esclarece, em relação à matéria ;Número de Refugiados no Brasil não é Divulgado pelo Governo desde Abril;, veiculada na noite de hoje, no canal de tv a cabo Globonews, que não procedem as premissas que embasaram a matéria jornalística, tampouco os fatos narrados na reportagem.


Os dados sobre estrangeiros no Brasil, tanto refugiados quanto os eventualmente enquadrados em outras classificações, estão permanentemente disponíveis, a todos os interessados, sejam órgãos públicos, ONGs ou particulares, inclusive com consulta de fontes abertas.


O sítio da Polícia Federal na internet, por exemplo, disponibiliza diversos dados sobre a presença de estrangeiros no Brasil, dentre eles, exatamente aqueles que foram citados na matéria.


http://www.pf.gov.br/servicos-pf/imigracao/Apresentacao_agosto_2019.pdf


Esses dados estão atualizados até agosto de 2019, e os dados de setembro devem ser liberados ainda nesta semana.


Outra fonte de dados, acessível a todos os interessados, é o OBMIGRA ; ;Observatório de Migração; do Ministério da Justiça. Lá, há diversas tabelas com estatísticas que podem ser consultadas.


https://portaldeimigracao.mj.gov.br/pt/dados


Além disso, a PF dispõe de um setor que concentra os pedidos de estatística encaminhados ao órgão e que, quando demandado, tem condições de fornecer dados em prazos bastante reduzidos.


Não procedem, portanto, repetimos, as queixas que embasaram a reportagem.


A Polícia Federal e o Ministério da Justiça têm realizado um grande esforço operacional para atender à enorme demanda migratória gerada pelo crescente fluxo de estrangeiros que procuram o Brasil como destino. Não é razoável que se permita, neste momento, que ruídos desprovidos de veracidade tentem desmerecer esse trabalho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação