Brasil

CIEE e Ministério da Cidadania lançam vídeos com conteúdo sobre assistência

O material contém linguagem de sinais e locução off, para atender a deficientes auditivos e visuais

Catarina Loiola*
postado em 10/10/2019 15:34
Para o ministro da Cidadania Osmar Terra, é um compromisso do governo proteger a comunidade surda e fazer com que tenham um protagonismo e autonomia maiorCom o propósito de incluir pessoas com deficiência na sociedade, o Centro de Integração Escola Empresa (CIEE) e o Ministério da Cidadania lançaram série de vídeos para deficientes auditivos e visuais sobre temas relacionados à assistência social. Ao total, são 16 vídeos, cada um com cerca de quatro minutos. Os materiais são compostos por uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em primeiro plano, locução em off, legendas e ilustrações.

O primeiro vídeo da campanha explica o que é o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Os materiais estão disponíveis nos canais de comunicação e redes sociais das entidades realizadoras. Uma das metas do Ministério da Cidadania é disponibilizá-los em todos os aeroportos do Brasil.

De acordo com o ministro da Cidadania Osmar Terra, é um compromisso do governo proteger a comunidade surda e fazer com que ela tenha um protagonismo e autonomia maior. ;Qualquer programa que a gente faz eles são a parte mais frágil, eles são os que precisam de mais apoio;, afirma. ;Não queremos deixar ninguém para trás, precisamos começar pelos que precisam mais;.

O superintendente geral do CIEE Humberto Casagrande Neto alega que a entidade atua na defesa das pessoas vulneráveis e principalmente dos jovens que tanto precisam de novas políticas. ;Prezamos também pela questão da diversidade. Temos 2,8 mil colaboradores, em que 42% se declaram negros ou pardos e 65% do nosso quadro é composto por mulheres;, conta. ;Não há diferencial nem no salário nem no tratamento. Procuramos fazer na prática aquilo que propagamos pelo discurso. Tudo isso praticamos dentro de casa;.

Funcionário do CIEE há 15 anos, Celso Rosa de Souza tem deficiência auditiva e se apresentou no lançamento dos vídeos com o auxílio de um intérprete. Para ele, o material é de suma importância para o público surdo, uma vez que são muitas as barreiras para o deficiente no acesso à informação.

CIEE

O CIEE contratou 537 estudantes e aprendizes com alguma deficiência este ano, em nível nacional. Ao todo, ao menos mil pessoas deficientes realizam estágio por meio do programa Inclui CIEE. Segundo Casagrande, o programa tem por objetivo alcançar mil jovens com deficiência de todos os tipos nos próximos três anos.

Atualmente, o CIEE administra mais de 300 mil jovens e adolescentes em programas de estágio e em atividades de aprendizagem socioassistencial. Fundado há 55 anos, a entidade sem fins lucrativos mantém ações voltadas à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.

[SAIBAMAIS]Também em prol de oferecer inclusão para a sociedade, a entidade oferece, em parceria com a Universidade de São Paulo, o curso gratuito de Libras, no site CIEE Saber Virtual. O curso, além de ensinar a linguagem, contém temas sobre a comunidade surda e as questões sociais e educacionais que a envolvem.

O CIEE não cobra nada dos beneficiados. A entidade é mantida por contribuições de empresas e órgãos públicos parceiros nos programas ofertados.

* Estagiária sob a supervisão de Vinicius Nader

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação