Brasil

Enterro de mineira encontrada numa mala em Portugal tem data marcada

Camila Silva Mendes será enterrada na próxima quarta-feira. Segundo seu irmão, Werleis Silva, a previsão de chegada do corpo é no início da semana

Ana Carolina Mendonça*/Estado de Minas
postado em 11/10/2019 18:41
Camila Silva MendesO enterro de Camila Silva Mendes deve ocorrer na próxima quarta-feira (16/10). Segundo seu irmão, Werleis Silva a previsão de chegada do corpo é do início da semana. A mineira, de Ipatinga, foi morta pelo namorado e seu corpo foi encontrado dentro de uma mala, na cidade de Arruda dos Vinhos, em Portugal.

Em conversa com o Estado de Minas, Werleis Silva relatou sua relação com a irmã. ;A Camila era uma pessoa extraordinária. Faz muita falta. Éramos muito unidos, nos amávamos;, disse. ;Trabalhava muito, pessoa de bem, cuidava da filha, era uma boa mãe. Estamos devastados;, completou.

Ao ser questionado sobre a relação da irmã com o namorado, seu primo de primeiro-grau, Werleis disse não ter convivido muito com os dois. ;Ele mudou há muito tempo para Portugal. Não tínhamos mais contato;, disse. ;Ele veio visitar a família e aí começou a se relacionar com a Camila. Na verdade, eles começaram a namorar muito recentemente. Neste dia 15, iria completar cinco meses;, declarou.

De acordo com o irmão da vítima, Camila chegou a apanhar do namorado em Portugal. ;Ela contou para minha mãe, procurou a polícia, mas ficou com medo de ser deportada;, disse. ;Ela queria ter uma vida lá, era difícil, tinha planos de levar a filha;, comentou. Werleis afirmou que, depois da agressão, Camila perdoou o companheiro e eles continuaram a viver juntos.

Werleis ainda disse que não teria conseguido trazer o corpo da irmã de Portugal se não fosse a comunidade brasileira que vive na cidade de Arruda dos Vinhos. ;Brasileiro que vai para lá fica em comunidade, né. É mais fácil;, disse. "Ficamos sabendo tudo por eles, até a notícia que ela tinha sido encontrada morta." Ao ser questionado sobre a ajuda do governo, ele afirmou que foi inexistente. ;Nem o governo de Portugal, nem a embaixada brasileira, nem a portuguesa - ninguém nos ajudou;, declarou.

A família chegou fazer uma vaquinha para acumular o valor de R$30 mil para o traslado do corpo. O valor total foi arrecadado nesta última quinta-feira (10/10).

Vítima de feminicídio, Camila era muito querida em sua cidade natal. Segundo Werleis, seus pais estão inconformados com a situação, porque, além de terem perdido a filha, eram parentes de quem a matou. ;A reação dos meus pais foi de inconformismo. Eles não aceitam. Estão arrasados. Minha mãe está inconformada, ainda mais por ele ser um parente nosso;, disse.

Entenda o caso

No teceiro dia deste mês, o corpo de Camila da Silva Mendes foi encontrado dentro de uma mala, na cidade de Arruda dos Vinhos, Portugal. Segundo as investigações, o crime teria sido cometido por Robson Mandela, seu companheiro.

Robson foi preso na quinta-feira e espera julgamento. De acordo com o irmão da vítima, ele pode enfrentar 25 anos de prisão. ;Pelo que sabemos, ele está preso, esperando o julgamento. Mas deve pegar a máxima, 25 anos;, finalizou.

*A estagiária está sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação