postado em 16/10/2019 04:15
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, ontem, redução de 6,79% nas tarifas da Companhia Energética de Brasília ; CEB Distribuição. Para clientes atendidos na baixa tensão, a redução média será de 6,91%, sendo que para os consumidores residenciais a queda chegará a 7,05%. Para as contas dos consumidores atendidos na alta-tensão a redução média será de 6,52%.
As novas tarifas entram em vigor a partir de 22 de outubro de 2019 e atingem 1,1 milhão de unidades consumidoras no Distrito Federal. O diretor-geral da Aneel, André Pepitone, disse que a redução nas tarifas se deve, em grande medida, à desoneração tarifária que vem sendo promovida pela agência. ;Desse valor negativo, 5,92% se devem à quitação antecipada da conta ACR;, disse.
A Conta ACR foi um mecanismo de repasse de recursos às distribuidoras para cobertura dos custos com exposição involuntária no mercado de curto prazo e o despacho de termelétricas entre fevereiro e dezembro de 2014. A quitação antecipada desse empréstimo foi anunciada em 20 de março e tem possibilitado a redução dos preços. Segundo a Aneel, entre as empresas que tiveram reajustes negativos em 2019, devido ao ACR, estão a catarinense Celesc, com redução média de 7,80% nas tarifas; a Elektro (SP e MT), com redução média de 8,32%; e a EDP do Espírito Santo, com redução média de 4,84%.