Brasil

Morre Allan Duarte, piloto do avião que caiu em Belo Horizonte

Vítima estava internada em estado gravíssimo no Hospital João XXIII. Acidente soma quatro mortes, outros dois seguem internados

Estado de Minas
postado em 22/10/2019 16:23
[FOTO1]O piloto Allan Duarte de Jesus Silva, de 29 anos, morreu na tarde desta terça-feira. Ele pilotava o avião que caiu no Bairro Caiçara, na Região Noroeste de Belo Horizonte, nesta segunda-feira. Segundo a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), o paciente estava internado em estado gravíssimo. Ele teve praticamente 100% do corpo queimado com a queda do avião.

Os outros dois pacientes seguem em estado grave. Um deles teve 55% da área corporal queimada e o outro com 32% do corpo atingido. Todos eles passaram por cirurgia e foram encaminhados para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital João XXIII.

O piloto teria tentado até o último minuto minimizar os danos causados pela queda da aeronave. É o que acreditam pilotos ouvidos ontem, no Aeroporto Carlos Prates. ;Infelizmente, havia carros embaixo. Mas pelas imagens, ele tentou pousar na rua;, disse um deles. Uma das hipóteses é de que o paraquedas, parte do sistema de segurança do avião acionado pelo piloto, tenha se enroscado no fio de alta-tensão e atrapalhado a manobra.

A tentativa de pousar na rua, visto que não conseguiria voltar ao aeroporto ao perceber uma pane, pode ter vindo da destreza de Allan em descer em pistas estreitas, uma vez que ele é também piloto de helicóptero e considerado um especialista nesse tipo de aeronave. Ele, aliás, estava a caminho de Ilhéus (BA) com a missão de trazer de volta um helicóptero. A aeronave caiu na Rua Minerva, no trecho situado entre as ruas Nadir e Rosinha Sigaud. O aparelho, de modelo SR 20 Cirrus Design, estava com sua capacidade máxima: o piloto e três passageiros.

De acordo com familiares, o piloto seria amigo do dono do avião e viajava a pedido dele. A aeronave consta como de propriedade da Helicon Táxi Aéreo, empresa com sede na cidade de Colombo, no Paraná. No entanto, a operação estava em nome de Srrael Campras dos Santos, morador de Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que adquiriu a aeronave há três meses, em dia 3 de julho. Srrael permanece internado no Hospital João XXIII.

No aeroporto, informações davam conta de que o modelo Cirrus, considerado um dos mais seguros da aviação, uma espécie de ;iPhone dos aviões; nas palavras de pilotos, embora comprado havia pouco tempo, já estava à venda. O novo comprador seria de Ilhéus, onde a venda seria concluída. As negociações envolviam um helicóptero como pagamento. No Carlos Prates, nenhum piloto que estava no local ontem conhecia Allan, justamente pela sua relação com esse modelo de aeronave.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação