Brasil

Senador pede emergência a Mourão

postado em 23/10/2019 04:26

O presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, Fabiano Contarato (Rede-ES), entregou na tarde de ontem ao presidente interino, Hamilton Mourão, um documento com a sugestão de oito medidas para auxílio no combate ao vazamento de óleo. A principal delas, pede a decretação de emergência ambiental em estados do Nordeste atingidos pelo derramamento. O documento ainda será submetido ao plenário da Casa, mas foi adiantado a Mourão. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto.

;A população está sofrendo, e nós não podemos nos intimidar, vamos dizer assim, e nos acovardar diante dessa situação. Já chega de desmonte na área ambiental. Infelizmente, a área ambiental no Brasil está sendo violada diuturnamente;, criticou Contarato.

Na saída do Planalto, Mourão afirmou que a maior parte das medidas presentes no texto já estão em andamento pelo governo federal. Já sobre o pedido de decretação de emergência ambiental, Mourão disse que a hipótese será analisada.

E enquanto os ministros faziam sobrevoo nas regiões atingidas, pescadores do Grupo Ambientalista da Bahia invadiram, no final da manhã, a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em protesto. Denunciaram que a atividade pesqueira foi prejudicada e que as manchas no litoral baiano fizeram danos de difícil reparação ao meio ambiente.

Mais de 40 entidades divulgaram uma carta aberta na qual reclamam que as comunidades de pesca artesanal deveriam estar associadas às operações de monitoramento da contaminação e aos planos de contingência, ;pelo profundo conhecimento do meio marinho e da estreita dependência ao meio ambiente para sua sobrevivência;.

Já servidores do Ministério do Meio Ambiente, Ibama, ICMBio e Serviço Florestal Brasileiro divulgaram nota destacando o desmonte das políticas ambientais, devido à extinção de diversos colegiados responsáveis pelo Plano Nacional de Contingência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação