Brasil

''O Greenpeace só nos atrapalha'', diz Bolsonaro após acusação de Salles

O ministro insinuou que a organização poderia estar por trás do vazamento de óleo que afeta todo o Nordeste do país

Ingrid Soares
postado em 25/10/2019 10:23
[FOTO1]O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nesta sexta-feira (25/10) que o Greenpeace atrapalha o governo. Em Pequim, na China, ao ser questionado se acredita na versão do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, de que o Greenpeace pode ter relação com o vazamento de óleo nas praias nordestinas, o chefe do Executivo preferiu não entrar em detalhes, mas aproveitou para criticar a entidade.

"Olha, pra mim isso [o vazamento] é um ato terrorista. Eu... esse Greenpeace só nos atrapalha. O que ele falou, não pude conversar com ele pra entrar em detalhe, mas o Greenpeace só nos atrapalha."

Sobre a afirmação de Salles, em nota, a ONG ambientalista se defendeu e afirmou que as declarações são uma ;cortina de fumaça; para ;esconder sua incapacidade de lidar com a situação; e que tomará as medidas cabíveis na Justiça.

O ministro usou o Twitter para acusar a organização: ;Tem umas coincidências na vida né; Parece que o navio do #greenpixe estava justamente navegando em águas internacionais, em frente ao litoral brasileiro bem na época do derramamento de óleo venezuelano;;.



A ONG rebateu: ;O nosso navio ;Esperanza; faz parte de uma campanha internacional chamada ;Proteja os Oceanos;, que saiu do Ártico e vai até a Antártida ao longo de um ano, denunciando as ameaças aos mares. Ele passou pela Guiana Francesa, entre agosto e setembro, onde realizou uma expedição de documentação e pesquisa do sistema recifal conhecido como Corais da Amazônia, com o propósito de lutar pela proteção dos oceanos e contra a exploração de petróleo em locais sensíveis para a biodiversidade marinha. No momento, o navio está atracado em Montevidéu, no Uruguai".



A imagem publicada por Salles é de um navio do Greenpeace apelidado Esperanza, mas foi tirada em 2017 em uma missão no litoral da Espanha, não no Brasil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação