Brasil

Avião com deportados dos EUA desembarca em Belo Horizonte; homem é preso

Passageiro era procurado pela lista da Interpol e foi preso pela Polícia Federal logo após aeronave pousar

Estado de Minas
postado em 26/10/2019 19:55

[FOTO1]Um avião com 57 brasileiros deportados dos Estados Unidos pousou na madrugada deste sábado (26) no Aeroporto de Belo Horizonte, em Confins, às 2h05, segundo confirmaram a BH Aiport e o Itamaraty. De acordo com o Portal G1, a Polícia Federal informou que um dos passageiros era um homem de 48 anos condenado por homicídio que constava da lista de Difusão Vermelha da Interpol e foi preso após o pouso.

Segundo a publicação, ele havia sido condenado a seis anos de prisão por um assassinato cometido em novembro de 2000 e fugiu para os EUA após receber a sentença. Este homem teria tentado matar um casal de brasileiros na Flórida e foi levado para a Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem.

Os deportados, segundo informações de O Globo, tiveram o processo de retorno ao país acelerado com as novas regras do governo Donald Trump, criadas em julho. Desde então, em vez de passar pelo processo migratório, os detidos na fronteira podem ser deportados apenas por decisão do controle fronteiriço.

O Globo informa ainda que o Brasil fechou acordo com Washington em junho para facilitar a deportação de brasileiros sem passaporte ou em situação irregular, emitindo uma autorização especial de viagem à revelia. Segundo o jornal, o avião fretado trouxe brasileiros que estavam detidos há cerca de um mês na cidade de El Paso. Entre eles estaria um bebê de um ano de idade. A deportação teria sido sumária, sem possibilidade de defesa.

O Itamaraty foi procurado pelo Estado de Minas mas respondeu que não iria se posicionar. A Polícia Federal em Minas disse que só teria informações sobre o caso na segunda-feira. Na sede da corporação no Distrito Federal ninguém atendeu à ligação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação