Brasil

Busca no Google por ''mulheres negras dando aula'' exibe sexo explícito

O resultado não é o mesmo e nem parecido caso a busca seja feita só por ''mulheres'', ''mulheres negras'' ou ''mulheres brancas''

Philipe Santos
postado em 27/10/2019 15:52

[FOTO1]Após a relação entre ;professora; e ;prostituta;, a internet descobriu outro resultado polêmico no site de buscas do Google. Ao pesquisar em imagens por ;mulheres negras dando aula;, o internauta é levado para várias fotos de sexto explícito com mulheres negras.

O resultado não é o mesmo e nem parecido caso a busca seja feita só por ;mulheres;, ;mulheres negras; ou ;mulheres brancas;. O Correio fez a pesquisa no site, neste domingo (27/10), e as imagens pornográficas continuam aparecendo. A reportagem apurou que a empresa considera o resultado como erro e técnico estão trabalhando para solucionar o caso.

Procurada pelo Correio, o Google pediu, em nota (veja abaixo), desculpas as àqueles que se sentiram impactados ou ofendidos. ;Estamos investigando o problema e, como sempre, vamos buscar uma solução para aprimorar os resultados não somente para este termo, como também para outras pesquisas que possam apresentar desafios semelhantes;, diz.

;Quando as pessoas usam a Busca, queremos oferecer resultados relevantes para os termos usados nas pesquisas e não temos a intenção de mostrar resultados explícitos para os usuários, a não ser que estejam buscando isso;, prossegue.

Veja algumas das reclamações no Twitter

Como proteger as crianças

Para filtrar resultados e evitar conteúdo sexualmente explícito nos seus resultados, o Google possui o SafeSearch. ;Quando o SafeSearch está ativado, ele ajuda a filtrar conteúdo explícito nos resultados da pesquisa do Google para todas as suas consultas de imagens, vídeos e sites;, informa a empresa. Clique aqui e saiba como usar a ferramenta.

Veja a nota do Google

"Quando as pessoas usam a Busca, queremos oferecer resultados relevantes para os termos usados nas pesquisas e não temos a intenção de mostrar resultados explícitos para os usuários, a não ser que estejam buscando isso. Claramente, o conjunto de resultados para o termo mencionado não está à altura desse princípio e pedimos desculpas àqueles que se sentiram impactados ou ofendidos. Estamos investigando o problema e, como sempre, vamos buscar uma solução para aprimorar os resultados não somente para este termo, como também para outras pesquisas que possam apresentar desafios semelhantes."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação