Brasil

Marinha afirma que não foram encontrados indícios de óleo em Abrolhos

Recentemente foi noticiado de que as manchas de óleo estariam chegando na área da reserva ambiental de Abrolhos-BA

Maria Eduarda Cardim
postado em 29/10/2019 15:40
[FOTO1] A Marinha do Brasil (MB), a Agência Nacional de Petróleo (ANP) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), informaram nesta terça-feira (29/10) que não foram encontrados indícios de óleo na área da reserva ambiental de Abrolhos-BA.

Por meio de nota, a Marinha informou que o navio Hidrográfico Balizador Tenente Boanerges realiza uma monitoração constante ;em função da importância ambiental e científica da região.;

Recentemente foi noticiado de que as manchas de óleo estariam chegando na região, localizada no sul da Bahia. Abrolhos detém os bancos de corais de maior diversidade do Atlântico Sul e representa um marco na conservação marinha do país, já que a região abriga o primeiro Parque Nacional Marinho criado no Brasil.

O comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, afirmou que até o momento há três navios na região de Abrolhos para realizar o monitoramento, mas está prevista a chegada de mais dois navios e um helicóptero para ajudar na tarefa. A informação foi dada em uma coletiva de imprensa que abordou os resultados alcançados com a operação Verde Brasil e também os desdobramentos da operação contra o vazamento de óleo nas praias.
;É um monitoramento especial. A gente não pode prever pelas correntes marinhas que esse óleo vá chegar lá. Então, temos que ficar em constante vigilância;, afirmou Puntel. O Almirante explicou que ao encontrar o óleo, os navios lançam mergulhadores, que nadam até a mancha e recolhem manualmente essas manchas de óleo, que ficam unidas.
;Eles juntam elas até chegar próximo dos navios para que elas sejam retiradas com guindastes;, explicou Puntel. Ainda na segunda-feira (28/10), a Marinha informou que equipes foram mobilizadas para limpar oito praias, nas quais foi observado o reaparecimento de manchas de óleo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação