Brasil

Acordo com Paraguai sai até o fim do ano, prevê diretor de Itaipu

Governo brasileiro busca novo acordo de comercialização da energia da usina hidrelétrica de Itaipu, após contrato ter provocado uma crise política no Paraguai

Agência Brasil
postado em 29/10/2019 16:26
[FOTO1]O diretor-geral da Itaipu Binacional, no lado brasileiro, Joaquim Silva e Luna, disse hoje (29) ter ;confiança; de que, até o fim do ano, Brasil e Paraguai cheguem a um acordo sobre contrato de compra de energia da usina hidrelétrica pela Administração Nacional de Eletricidade (Ande), empresa estatal do país vizinho, e pela Eletrobras.

;Presume-se que até o final de novembro, início de dezembro este assunto seja encerrado e seja concluído. O importante é que ao final do ano toda a energia produzida e entregue seja contratada;, disse Silva e Luna, durante audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.

A ata bilateral do acordo para a negociação de energia elétrica produzida por Itaipu, no período de 2019 a 2022, foi anulada após a divulgação das condições do acordo ter provocado uma crise política no Paraguai.

As negociações estão sendo feitas em nível técnico pela Ande e pela Eletrobras e no âmbito político pelos ministérios das Relações Exteriores e de Minas e Energia dos dois países.

O diretor de Itaipu informou que a última reunião da área técnica que está negociando o acordo ocorreu no dia 15 de outubro. ;O entendimento não está parado. Está avançando;, destacou.

Itaipu é líder mundial na geração de energia limpa e renovável. A usina tem 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada. Em 2018, a hidrelétrica foi responsável pelo abastecimento de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação