Brasil

Informação e diagnóstico precoce são trunfos no combate ao câncer de mama

Instituto Brasileiro de Câncer estima que o número de mulheres com câncer de mama no Brasil será próximo de 60 mil este ano. Para especialistas, é preciso aumentar as campanhas de esclarecimento e prevenção

Cristiane Noberto*, Catarina Loiola*
postado em 30/10/2019 06:00
[FOTO1]Uma em cada oito mulheres terá câncer de mama ao longo da vida, de acordo com o Instituto Brasileiro de Câncer (Inca), que estima em 59,7 mil o número de ocorrência da doença no Brasil em 2019, o que significa que, de cada 100 mil mulheres, 56 vão desenvolver a doença.

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o primeiro mais frequente nas mulheres das Regiões Sul (73,07 em cada 100 mil), Sudeste (69,50/ 100 mil), Centro-Oeste (51,96/100 mil) e Nordeste (40,36/ 100 mil) e Norte (19,21/100 mil).

Para a chefe do Serviço de Mastologia do Hospital do Câncer III , unidade exclusiva para tratamento de câncer de mama, doutora Fabiana Tonellotto, é preciso fazer campanhas mais efetivas, disseminar com mais clareza as informações e melhorar o treinamento dos médicos e profissionais de saúde para que estejam aptos a fazer diagnósticos de forma adequada, além de melhores políticas públicas.

;É preciso avançar as campanhas, para a população em geral, relacionadas à melhora da qualidade de vida, como, controle da obesidade, principalmente em pessoas mais velhas, uso de álcool, atividades físicas regulares, entre outros fatores;, disse. Segundo ela, atividade física regular pode reduzir em 30% o risco de desenvolver a doença.

Além disso, a médica esclarece que diagnóstico precoce é fundamental. Além disso, segundo ela, é preciso iniciar o tratamento o mais rápido possível e, sobretudo, ter acesso ao tratamento. Segundo ela, quando a doença ocorre antes dos 40 anos, fatores genéticos podem explicar o desenvolvimento da doença, embora fatores hereditários representem apenas 10% dos casos.

Outros fatores que influenciam o aparecimento da doença são o envelhecimento da população, sedentarismo, alimentação, não ter filhos ou tê-los em idade mais avançada, uso de álcool e obesidade após a menopausa são alguns dos fatores que influenciam a disfunção.

Ativismo


Joana Jeker foi diagnosticada em 2007, aos 30 anos. Na época, ela estudava na Austrália e voltou para o Brasil em busca de tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). Ela conta que, pelo fato de a mãe e uma tia terem desenvolvido a doença, esteve sempre atenta e, durante um autoexame, sentiu um nódulo diferente. ;Quando você é muito jovem, é muito sofrido. A fase do diagnóstico é muito difícil, mas tive apoio da família, amigos e de Deus;, contou.

Ela lembra que o diagnóstico precoce foi essencial para o sucesso do tratamento, que durou seis meses, entre quimioterapia e cirurgia de reconstrução da mama. Joana transformou a dura experiência em ativismo e fundou a organização não governamental (ONG) Recomeçar, em 2010. ;O cabelo cresceu e fundamos a ONG. Hoje a vida tem outro significado. Eu nem precisei fazer radioterapia e fiz apenas uma etapa de quimioterapia;.

Os objetivos da ONG são incentivar a autoestima, conseguir doação de próteses de silicone no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) e fazer parcerias com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de apoio à Saúde da Mama (Femama), e outras agências governamentais, para a coordenação e alinhamento dos estados para criar uma agenda nacional para o combate ao câncer de Mama.

A Recomeçar também incentiva o desenvolvimento de políticas públicas, como o projeto de lei aprovado no Senado no último dia 10, que que fixa prazo de 30 dias para a realização de exames de diagnóstico de câncer pelo SUS. A matéria segue para sanção presidencial. A mudança será incluída na Lei n; 12.732, que estipula o início do tratamento pelo SUS em, no máximo, 60 dias a partir do diagnóstico.

Diagnosticada aos 68 anos, a aposentada Neide Maria Teixeira, hoje com 74, conta que a doença foi um período difícil, mas que conseguiu superar com tranquilidade e apoio de familiares. Ela descobriu o tumor por meio de uma mamografia, em 2013. ;Não sentia nada pelo toque porque o tumor estava bem pequeno ainda. Fazer o exame foi essencial;. Assim que descobriu o câncer, ela tomou a decisão de se submeter à mastectomia para a retirada das duas mamas.

Ela conta que enfrentar a doença a deixou mais forte e mais decidida a ajudar outras mulheres. Atualmente, Neide é voluntária na Associação Brasiliense Paciente Câncer, onde auxilia outras mulheres. ;Tem que ter muita fé e acreditar que tudo vai melhorar. Se a pessoa não tiver tranquilidade, e não receber apoio da família ou de associações como a nossa, pode ser mais difícil superar;.

* Estagiárias sob supervisão de Cláudia Dianni

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação