Brasil

'O peixe quando vê uma manta de óleo, ele foge', afirma secretário de Pesca

Mais cedo, Bolsonaro tinha dito que quem fala sobre ''AI-5'' está sonhando. ''Quem está falando sobre AI-5 está sonhando''

Danielle Santana/Diário de Pernambuco
postado em 01/11/2019 09:32
[FOTO1]O secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, afirmou durante uma live ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro, que o consumo de pescados no litoral nordestino, poluído pelo vazamento de óleo, está liberado porque os peixes são "bichos inteligentes" capazes de fugir do petróleo.

;O peixe é um bicho inteligente. Quando ele vê uma manta de óleo ali, capitão, ele foge, ele tem medo. Então, obviamente, você pode consumir o seu peixinho sem problema nenhum. Lagosta, camarão, tudo perfeitamente sano, capitão;, afirmou Seif Júnior, que é formado em Administração de Empresas e Marketing.

Bolsonaro concordou com a declaração do secretário e afirmou que: "Obviamente, às vezes fica ali uma tartaruga na mancha de óleo, pra não falar que ninguém fica, né? Um peixe, um golfinho pode ficar. Mas tudo bem".

[SAIBAMAIS]Após o vídeo repercutir nas redes sociais, Seif Júnior respondeu as críticas afirmando que ;Adoro o mimimi; amo! Nenhuma notificação pelo ministério da saúde de contaminação por consumo de peixe; todas contaminações por uso de thinner e diesel para remover óleo do corpo dos voluntários; plantas que possuem Serviço de Inspeção Federal reforçaram protocolos;".

Em abril a Folha de S. Paulo revelou que a família de Seif Júnior tem possui uma empresa no ramo da pesca, a JM Seif Transportes Ltda está registrada no nome do pai do secretário, Jorge Seif e acumula ao menos 10 multas ambientais, a maioria delas por infrações de pesca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação