Brasil

Empresas negam contato com navio

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 02/11/2019 04:05

As duas empresas que tiveram mandados de busca e apreensão cumpridos pela Polícia Federal, na manhã de ontem, quando foi deflagrada a Operação Mácula ;que investiga o vazamento de óleo em praias do Nordeste ; emitiram notas nas quais negam envolvimento com o caso. Enquanto a Lachmann Agência Marítima afirmou ;não ser alvo da investigação;, a Witt O;Brien;s Brasil declarou que ;jamais; teve como cliente da empresa (Delta Tankers) cujo navio (NT Bouboulina) é apontado como causador da tragédia ambiental. Nem o nome da companhia, nem o da embarcação são citados nos textos.

No início da manhã, agentes da PF estiveram nas sedes das empresas, na região central do Rio. Cumpriam mandados de busca e apreensão emitidos pela 14; Vara Federal Criminal do Rio Grande do Norte.

Ainda de manhã, um representante da Witt O;Brien;s Brasil disse que os agentes não levaram nenhum documento. À tarde, a empresa encaminhou nota negando ter entre seus clientes o navio de bandeira grega apontado pelo vazamento.

;Países como Canadá, Estados Unidos, Panamá e Argentina exigem que os navios que se dirigem aos seus portos tenham contratos pré-estabelecidos com empresas de atendimento e gerenciamento de emergências;, informou a Witt O;Brien;s Brasil, acrescentando que a operadora ;é uma das grandes provedoras desse tipo de serviço de prontidão para gerenciamento de emergências em navios nos Estados Unidos, porém seus contratos não guardam nenhuma relação com a empresa no Brasil;.

Por sua vez, a Lachmann disse em nota que ;não é alvo; da investigação sobre o vazamento. Afirmou ainda que ;foi tão somente solicitada pela Polícia Federal a colaborar com as investigações;. Ainda segundo a empresa, não tem ;nenhum vínculo ou ingerência sobre a operacionalidade, navegabilidade e propriedade das embarcações;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação