postado em 07/11/2019 04:14
O Ministério da Cidadania lançou, ontem, o programa Vida Saudável na modalidade Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, em Brasília. Visa oferecer à população na faixa etária acima dos 60 anos, de pelo menos 460 municípios, cursos de capacitação profissional e kits de atividades físicas, culturais e de lazer.
De acordo com o ministro Osmar Terra, o orçamento do programa é em torno de R$6 milhões, oriundos da Secretaria do Esporte. ;Esse programa é para estimular não só o idoso, mas também os municípios a criarem políticas para os idosos, principalmente na área de atividade física. A inclusão social e o exercício da cidadania passam por isso;.
O ministro destacou a necessidade de políticas públicas para contemplar essa população. Ressaltou o papel fundamental das atividades físicas e culturais para melhorar a qualidade de vida. ;Os idosos são o depositário da experiência humana. Eles têm papel importantíssimo e muita coisa para contribuir;.
O programa reúne dois projetos da pasta: o Vida Saudável, da Secretaria Especial do Esporte, e a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. Será oferecido um kit que inclui, entre outros itens, tapetes fitness, cordas de ginástica, minicones, petecas, escadas de chão para treinamento funcional, caixa de som e jogos de dominós, xadrez e damas.
A adesão depende dos municípios, cujas prefeituras devem garantir pelo menos 14 meses de continuidade do programa. As inscrições devem ser feitas até 2 de dezembro próximo.
* Estagiária sob a supervisão de Fabio Grecchi