Brasil

Aluno invade escola e atira contra colegas, em Minas Gerais

O fato aconteceu por volta das 8h, quando parte dos estudantes fazia atividades de educação física. Dois estudantes foram atingidos

Luiz Ribeiro/Estado de Minas
postado em 07/11/2019 09:35
[FOTO1]Um estudante de 17 anos invadiu a escola em que estuda e atirou contra alunos no município de Caraí, no Vale do Jequitinhonha, na manhã desta quinta-feira (7/11). Dois adolescentes de 15 e 16 anos ficaram feridos e encaminhados ao Hospital de Padre Paraíso, cidades vizinhas.
O tiroteio ocorreu na Escola Estadual Orlando Tavares. A instituição atende alunos do 6; ano do ensino fundalmental ao 3; do Ensino Médio.

[SAIBAMAIS]Segundo o diretor do educandário, Márcio Anselsmo Vieira Matos, havia cerca de 300 alunos no local. O fato aconteceu por volta das 8h, quando parte dos estudantes fazia atividades de educação física. Com o auxílio da direção e dos professores, eles conseguiram sair, para fugir do atirador.
O suspeito, que também é aluno da escola, foi apreendido pela Policia Militar (PM). O atirador estuda no turno da manhã, no 2; ano, mas não foi à aula. Armado com uma garrucha de dois canos, um facão e uma réplica de pistola, ele pulou um dos muros laterais para invadir a instituição de ensino. Ainda segundo funcionários, o estudante até então era considerado um aluno quieto, sem agressividade. A motivação do crime ainda não foi esclarecida. Um outro envolvido também foi detido.
Segundo o professor de matemática João Nazareno Chaves, uma colega de profissão impediu que a tragédia tivesse consequências maiores. Ele contou ao Estado de Minas que o aluno tentou invadir uma das salas, mas a professora Sandra Borges segurou a porta pelo lado de dentro. Ao ver que ele forçava a entrada, outros alunos ajudaram a docente contê-lo. Mesmo assim, o suspeito atirou pelo lado de fora. A bala atravessou a porta e atingiu um aluno de 16 anos. O professor João Nazareno foi quem o levou de carro ao hospital de Padre Paraíso. Ele disse que o estado de saúde do jovem é gravíssimo.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais informou que, no fim da manhã, a equipe da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Teófilo Otoni estava na escola para apurar o caso e dar apoio à direção, à comunidade escolar e às famílias dos dois alunos feridos.

;De acordo com a direção da unidade, os dois tiros foram disparados por um aluno da instituição que não estava presente hoje às aulas, pulou o muro da escola armado e efetuou os disparos. A direção da escola acionou a Polícia Militar imediatamente e os dois alunos feridos foram levados para o hospital;, informou a Secretaria. ;Representantes da SRE acompanham a situação dos alunos no hospital. A direção esclarece, ainda, que todas as informações necessárias estão sendo passadas para os órgãos competentes que farão a investigação e apuração do caso;, pontuou.
Como não conseguiu entrar na sala, o jovem teria saído atirando pelo corredor. Foram pelo menos cinco disparos. Sobre estado de saúde do outro estudante, de 15 anos, ainda há divergências sobre a lesão sofrida. Professores afirmaram ao Estado de Minas que ele foi atingido por um golpe de facão em um dos braços, mas o hospital para onde foi levado fala em dois estudantes baleados.

Após atacar os colegas, o agressor pulou o muro para a rua e tentou entrar novamente, mas foi detido pela Polícia Militar (PM). Um outro envolvido também foi detido, mas ainda não há detalhes da participação dele no crime.

Também por meio de nota, o Hospital Nossa Senhora Mãe da Igreja, em Padre Paraíso, informou que os estudantes feridos foram atendidos imediatamente. Um deles precisou receber transfusão de sangue e permanece estável. Ele seria transferido para um hospital em Teófilo Otoni.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação