Brasil

Gari é humilhada por estar maquiada enquanto varria as ruas

'Não é por trabalhar varrendo rua, lidando diretamente com lixo que deixaria de ser mulher', declarou Paulina Carvalho, de 25 anos

Ana Carolina Mendonça*/Estado de Minas
postado em 11/11/2019 21:16
[FOTO1]Uma gari de Porto Velho, Rondônia, foi humilhada enquanto varria as ruas da cidade. Em depoimento em uma rede social, Paulina Carvalho, de 25 anos, conta que sofreu ;preconceito; por estar maquiada. De acordo com a moça, uma mulher parou o carro e questionou por que ela usava maquiagem, já que ficaria suja de qualquer forma, por estar limpando as ruas.

Paulina contou que estava trabalhando na rua à noite, quando um carro de luxo parou e uma mulher questionou a razão de ela estar arrumada. ;A mulher me olhou de cima a baixo e falou "Nossa para que se emperequetar tanto assim? Você vai varrer o chão e vai estar com a cara cheia de poeira e não vai dar para ver nem pó no seu rosto;;, disse.

;Não é por trabalhar varrendo rua, lidando diretamente com lixo que deixaria de ser mulher;, disse Paulina. ;Minha educação é humilde, vem de berço. Eu poderia tratá-la da mesma forma. Mas pela idade dela respeitei. A gente oferece o que tem, eu ofereci minha gentileza;, disse.

A gari contou que na hora da agressão verbal ficou assustada, mas que respondeu a mulher. ;Minha senhora, o fato de trabalhar de brincos, maquiada e bem cheirosa, não interfere na minha profissão. O importante é que estou de bem com a vida e não sou nenhuma mal resolvida que se incomoda com a vida alheia. Sou gari e com muito orgulho;, respondeu.

A postagem com a história acabou fazendo sucesso nas redes sociais e a gari recebeu várias mensagens de apoio. ;Continue se arrumando, você é linda;, disse uma seguidora. ;Tenha orgulho do seu trabalho. Girl Power;, declarou outra.

*A estagiária está sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação