Brasil

9,4 milhões de jovens de 20 a 29 anos não estão vacinados contra o sarampo

A indicação do Ministério da Saúde é para que os jovens procurem os postos de saúde caso não se lembrem de terem tomado as duas doses da vacina

Maria Eduarda Cardim
postado em 18/11/2019 16:00
[FOTO1]O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (18/11) a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. O foco da campanha são jovens que têm entre 20 e 29 anos, faixa etária que acumula o maior número de casos confirmados da doença. De acordo com dados da pasta, 9,4 milhões de jovens de 20 a 29 anos não estão vacinados contra o sarampo.

O ministério espera vacinar pelo menos 9 milhões de pessoas. O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, explicou em coletiva realizada nesta segunda-feira que para se proteger contra o sarampo é necessário duas doses da vacina. No Distrito Federal, o número de pessoas que ainda não foi vacinada ou não recebeu segunda dose da vacina é de 188.836 mil pessoas.

O ministro interino da Saúde, João Gabbardo, reforçou a importância da campanha para interromper a transmissão do sarampo. ;Estamos tratando de uma população que não costuma visitar os postos porque não fica doente. Essas pessoas não ficam doentes, mas faixa etária é a maior responsável pela transmissão da doença;, disse Gabbardo. Jovens entre 20 e 29 anos concentram a maior quantidade de casos de sarampo confirmados: 30,6%.

Para esta fase, 11,3 milhões de doses da vacina estarão disponíveis nos postos de saúde de todo o Brasil até 30 de novembro, dia D desta etapa da campanha. Caso seja necessário, há ainda um estoque de 2,3 milhões de doses remanescentes da primeira fase da campanha. O investimento total feito nesta fase da campanha foi de R$ 7 milhões.

Nos últimos 90 dias, 5660 casos de sarampo foram confirmados em 19 estados, incluindo o DF. A maioria desses casos, 91%, estão concentrados no Estado de São Paulo.

A indicação do Ministério da Saúde é para que os jovens procurem os postos de saúde caso não se lembrem de terem tomado as duas doses da vacina. Quem não tomou nenhuma das duas, deve tomar a primeira e esperar 30 dias para retornar e receber a segunda dose.

O Ministério da Saúde reforça que gestante que têm entre 20 e 29 anos não devem se vacinar. ;Nessa faixa etária temos um volume grande de gestantes e temos essa preocupação. As gestantes são uma excessão nesse grupo e não devem ser vacinadas;, ressaltou o ministro interino.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação