Publicidade

Correio Braziliense

Correio e Senado realizam Colóquio de Violência de Gênero e Mídia

Especialistas vão discutir questões de gênero, feminicídio e as diferentes formas de violência contra a mulher na imprensa, internet, fotografia e publicidade


postado em 18/11/2019 17:29 / atualizado em 21/11/2019 12:03

O Colóquio será uma das ações promovidas na programação do Senado nos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres(foto: Caio Gomez/CB/D.A Press)
O Colóquio será uma das ações promovidas na programação do Senado nos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres (foto: Caio Gomez/CB/D.A Press)
O Correio, em parceria com o Senado, realiza em 28 de novembro o I Colóquio de Violência de Gênero e Mídia. No evento, especialistas e profissionais da imprensa discutem questões de gênero, feminicídio e as diferentes formas de violência contra as mulheres, que são retratadas em diferentes plataformas — imprensa, internet, fotografia e publicidade — e como as abordagens podem influenciar a violência cotidiana.
 
A ideia da ação é discutir como formar novos comunicadores que combatam os estereótipos e as mensagens subliminares. O debate ocorre no auditório do Correio, a partir das 9h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. As vagas são limitadas. 
 
A parceria ocorre por meio do Comitê Permanente de Promoção da Equidade de Gênero e Raça do Senado. O colóquio será uma das ações promovidas na programação do Senado nos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres — ciclo de atos mundiais que ocorrem anualmente no mês de novembro. 
 

Confira a programação:

 

Painel I: Informação, Mídia e a reprodução dos estereótipos de gênero

 
Sinopse: Abordar o que tem sido feito para melhorar a cobertura e não expor as mulheres ao tratar de casos de violência de gênero, tanto na narrativa textual quanto na fotografia. Apresentar pesquisas no tema. Explicar se a presença de figuras femininas nas redações de jornais pode trazer um tratamento mais adequado ao tema, como os currículos escolares vem abordando essa questão.

Convidadas: Adriana Bernardes, Sinara Bertholdo de Andrade e Isabel Clavelin. 
 

Painel II: Feminicídio e a culpabilização da vítima: problema da mídia?  

 
Sinopse: Abordar a influência da mídia e do público nos casos de feminicídio. Destacar se o discurso midiático reforça o estereótipo de culpabilização das vítimas e como isso interfere nos direitos das mulheres. Além disso, fazer análise com base em casos conhecidos e atuais.

Convidadas: Roberta Gregoli e Luciana Gomes de Araújo. 

Saiba mais:

I COLÓQUIO VIOLÊNCIA DE GÊNERO E MÍDIA
28/11/2019 (quinta-feira), das 9h às 13h
Local: Auditório do Correio Braziliense, Setor de Indústrias Gráficas, Quadra 2, lote 340 
Brasília, DF 
Realização: Correio Braziliense e Senado

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade