Cristiane Noberto*
postado em 25/11/2019 15:30
[FOTO1]Cerca de 400 agrotóxicos podiam estar liberados no Brasil se não fosse uma decisão de suspensão expedida pela Justiça do Ceará. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária, que cuida, entre outros assuntos, de agrotóxicos, publicou, na manhã desta segunda-feira (25/11), no Diário Oficial da União (DOU), o ato 81 que suspende a liberação de 63 novos produtos que haviam sido autorizados no meio do ano.
A ação movida há dois meses pelo deputado federal Célio Studart (PV-CE) pede a suspensão imediata dos produtos, alegando que o ritmo de liberação de agrotóxicos no país já superou a marca histórica de medição. Até setembro, cerca de 325 produtos tinham sido liberados no país e, com os 63 novos, o número poderia passar se aproximar de 400.
"É uma vitória muito grande conseguirmos a suspensão desses novos agrotóxicos. Houve um aumento expressivo na liberação desses produtos nos últimos anos em nosso país, sem qualquer preocupação com as consequências para o meio ambiente e a saúde dos brasileiros;, afirmou Studart.
* Estagiária sob supervisão de Vicente Nunes
* Estagiária sob supervisão de Vicente Nunes