Brasil

Estudo responsabiliza excesso de água por rompimento em Brumadinho

Precipitações, falta de dreno, problemas construtivos; vejam o que diz estudo da Vale sobre tragédia

Márcia Maria Cruz/Estado de Minas
postado em 12/12/2019 11:05

[FOTO1]Eventos da natureza, em especial as chuvas no final de 2018, causaram o rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, de acordo com parecer elaborado por especialistas contratados pelo escritório Skadden, que presta assessoria jurídica para a Vale, no Relatório do Painel de Especialistas sobre as Causas Técnicas do Rompimento da Barragem I do Córrego do Feijão.

"O Painel concluiu que a súbita perda de resistência e o rompimento resultante da barragem marginalmente estável foram devidos a uma combinação crítica de deformações específicas internas contínuas devido ao creep e uma redução de resistência devida à perda de sucção na zona não-saturada causada pela precipitação intensa no final do ano 2018".

O relatório apresenta a dinâmica do rompimento. "Os vídeos mostram um rompimento do talude da barragem, começando da crista e estendendo-se para uma área logo acima do primeiro alteamento. "A crista da barragem caiu e a área acima da região do pé se abaulou para fora antes que a superfície da barragem se rompesse."

Os especialistas atestam que não havia sinais aparentes de que a catástrofe poderia ocorrer. "O rompimento também é um evento único sob a perspectiva de que ocorreu sem sinais aparentes de instabilidade antes do rompimento", descrevem. Reforça que imagens de drones, que sobrevoaram a região se dias antes, não mostravam sinais de instabilidade e que nenhum dos métodos de monitoramento detectou deformações e alterações significativas da estrutura antes do rompimento.

"A barragem foi monitorada extensivamente usando uma combinação de marcos topográficos ao longo da crista da barragem, inclinômetros para medir deformações internas, radares de solo para monitorar as deformações de superfície da face da barragem e piezômetros para medir mudanças nos níveis internos de água, entre outros instrumentos."

A liquefação da estrutura foi causada pelo alto nível de água, que não foi drenada de maneira adequada. "A falta de recursos de drenagem significativos, juntamente com a presença de camadas de rejeitos finos menos permeáveis dentro da própria barragem, resultaram em um nível de água alto dentro da barragem."

O relatório também atesta que não houve nenhum tremor significativo que pudesse ter resultado no rompimento. "Reconheceu-se que os gatilhos poderiam ser relativamente pequenos, devido às altas tensões de cisalhamento e a natureza frágil dos rejeitos dentro da barragem antes do rompimento. Também foi reconhecido que os gatilhos poderiam decorrer do efeito cumulativo de vários pequenos eventos. Nenhum sismo foi registrado na região no dia do rompimento."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação