Brasil

Operação desarticula milícia rural comandada por fazendeiros no Pará

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), os milicianos ameaçaram ribeirinhos, apontaram armas para crianças e atearam fogo em alguns barracos

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 17/12/2019 11:43
[FOTO1]A Polícia Federal (PF) cumpre nesta desta terça-feira, (17/12), mandados de prisão e busca e apreensão contra fazendeiros suspeitos de integrar um grupo de milícia rural em Marabá e Belém, no Pará. Marcos Antônio Fachetti foi detido pela PF e o filho dele, Marcos Antônio Fachetti Filho, está foragido. Eles também são alvo de mandados de busca e apreensão de dados. Os outros mandados são contra o fazendeiro Rafael Bemerguy Sefer e contra a empresa Marca Vigilância.

Segundo investigações da PF e do Ministério Público Federal no Pará (MPF), o grupo atua no sudeste do estado como milícia rural armada. Com o objetivo de expandir suas terras, os fazendeiros contrataram vigilantes, que invadiam lotes de ribeirinhos e ameaçavam as famílias, apontando armas até para crianças e ateando fogo em alguns barracos.

"Além disso, os fazendeiros contrataram um trator de esteira para abrir caminho em meio à vegetação, destruindo plantações, com possível impacto ambiental de grande proporção", informou o MPF. O preso foi levado para a Delegacia da Polícia Federal, em Belém. A operação foi batizada de Tellus Publica, termo em latim para terra pública.

Invasões e violência

Apesar de as famílias ribeirinhas já possuírem títulos de uso das terras, elas eram intimidadas e expulsas com violência pela milícia. No fim de setembro, as vítimas denunciaram ao MPF em Marabá uma série de invasões e ameaças praticadas por funcionários da empresa Marca Vigilância a mando dos fazendeiros.

Segundo o MPF, a empresa de vigilância foi contratada para fazer o mesmo papel de repressão que um grupo de milicianos fazia até agosto, quando uma operação da Delegacia de Conflitos Agrários (Deca) da Polícia Civil de Marabá desarticulou a milícia.

A empresa chegou a ser flagrada, em setembro, por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) fazendo uma barreira armada na estrada que leva à comunidade ribeirinha. Eles queriam impedir que os moradores saíssem ou voltassem para suas casas. A PRF apreendeu as armas dos vigilantes registrou uma certidão de ocorrência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação