Brasil

Idoso desmaia e morre em trilha de serra em Poços de Caldas

José Mansueto de Lima, de 70 anos, foi encontrado com pulso e respiração fraca. Durante resgate, vítima sofreu parada cardiorrespiratória

Déborah Lima*/Estado de Minas
postado em 26/12/2019 19:08
Militares resgataram o corpo da vítima em local de difícil acessoUm idoso morreu na manhã desta quinta-feira (26/12) em uma trilha em Poços de Caldas, no Sul de Minas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o local é conhecido pela trilha que passa pela Fonte dos Amores e vai até a estátua de Cristo Redentor, na Serra de São Domingos. Os militares acreditam que este teria sido o trajeto do homem. Contudo, ele não estava acompanhado.

Os militares foram acionados por volta das 9h da manhã para resgatar José Mansueto de Lima, de 70 anos. Quando os bombeiros chegaram ao local encontraram a vítima com pulso e respiração fraca. Durante o resgate, o homem sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também esteve no local e constatou a morte da vítima. Segundo os bombeiros, o corpo estava em local de difícil acesso, foi retirado pelos militares e encaminhado à funerária da cidade.

Na trilha do perigo

O período de férias se aproxima e o cenário de perigo nas trilhas aumenta. Em janeiro deste ano, o Estado de Minas mostrou o aumento no número de resgates em áreas de cachoeiras e rios de Minas.

De janeiro a novembro de 2018, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais realizou 526 atendimentos a pessoas perdidas, contra 452 no mesmo período de 2017, desaparecidas e ilhadas em locais como trilhas, matas, acampamentos, cachoeiras, rios, enxurradas e outros locais. Esse número representa um aumento de 16,7% em relação ao mesmo período em 2017.

Cuidados

Para evitar que as estatísticas aumentem, os bombeiros recomendam que a população tome cuidado e siga algumas orientações:

;Quando for acampar, evite ir sozinho. Procure ir sempre em grupo para maior segurança de todos e avise as pessoas para onde você está indo e quando pretende voltar;

;Busque o máximo de informações sobre a cidade e os locais que você irá visitar, planejando a viagem com antecedência;

;Evite fazer trilhas desconhecidas à noite, pois as chances de se perder são maiores;

;Procure acampar próximo de água potável ou limpa, mas evite as margens de rios e cachoeiras;

;Faça uma lista de itens e equipamentos com as coisas mais importantes, assim sempre que você for viajar é só conferir na lista se está faltando alguma coisa e atualize-a frequentemente com itens que você sentiu falta na última viagem.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação