Brasil

Médica indica meditação em vez de remédio para paciente em surto psicótico

Caso teria ocorrido na rede municipal de saúde do Rio de Janeiro e está sob investigação

postado em 30/12/2019 19:37
Receita com mantras dados a paciente em surto psicóticoA Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro vai apurar, segundo nota divulgada por sua assessoria, o caso de uma psiquiatra que teria receitado mantras budistas em vez de remédios para um paciente em surto psicótico ; quadro mental em que a pessoa perde a noção da realidade.

A denúncia que agora é investigada foi feita por meio das redes sociais por Pablo Nunes, coordenador do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes.

Segundo ele, um parente seu em crise foi levado à Coordenação de Emergência Regional da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, no último sábado (28/12). Porém, após ver a médica, o paciente teria deixado o consultório com um diagnóstico de "possessão espiritual" e a receita com as indicações dos mantras.

"Deboche"

Nunes publicou a foto do receituário, que não está assinado, acompanhada de um protesto. "O deboche é tanto que a psiquiatra preencheu um receituário com os mantras que meu parente deveria recitar para ;se livrar do espírito;. Não receitou remédio e muito menos assinou o receituário de mantras", escreveu. "Ohm Namah Shivaya (108 vezes). Ho opono Pono. Asatoma Mantra", é possível ler na receita.


"Ohm Namah Shivaya" é um mantra muito conhecido dos praticantes de meditação, que pode ser traduzido como "Ohm (som universal), eu me inclino a Shiva". Costuma ser praticado com objetivos de cura e repetido 108 vezes ; número de contas do japamala, um cordão usado pelo praticantes para atingir o estado meditativo. Ho opono Pono e Asatoma são os nomes de outros dois mantras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação