Brasil

Dia de Reis: aprenda a fazer a simpatia da romã em 6 de janeiro

Ritual de comer, jogar fora e guardar sementes em louvor a Gaspar, Belchior e Baltazar é tradição no Brasil e no exterior

Correio Braziliense
postado em 06/01/2020 09:12

Preço da romã no Dia de Reis tende a assustar até os consumidores mais devotos à tradiçãoCada um tem seu jeito particular de fazer a simpatia do Dia de Reis. Nesses tempos de crise, não custa nada apostar na sorte. Pelo ritual, a pessoa deve engolir três caroços, jogar o mesmo número para trás e guardar o mesmo tanto na carteira. E ir repetindo a frase: “Gaspar, Belchior e Baltazar, que o dinheiro não venha me faltar”. Há ainda quem dobre a contagem, fazendo com seis sementes, numa referência ao dia 6, quando os Reis Magos visitaram o Menino Jesus. Além do dinheiro, pedidos de amor, saúde, paz e tranquilidade.


O ciclo natalino se encerra hoje, Dia de Reis, com a chegada dos magos Gaspar, Belchior e Baltazar ao presépio onde nasceu o Menino Jesus. A data remete também à tradição da simpatia da romã, que tem a melhor das intenções: garantir dinheiro na carteira o ano inteiro e – por que não? – pedidos de amor, saúde, paz e tranquilidade.

O técnico em mecânica aposentado, Geraldo Palhares, de 78 anos, morador do Centro de Belo Horizonte, mantém há quase seis décadas um costume que considera altamente produtivo. Todo 6 de janeiro, consagrado aos Reis Magos, ele faz a simpatia da romã, poderosa, segundo ele, para atrair dinheiro e não deixar o “dindim” faltar na carteira.

“Aprendi a simpatia no Sul de Minas, quando tinha 20 anos, e nunca deixei de fazer. Garanto que não falta dinheiro”, revelou o aposentado com um sorriso, no Mercado Central de BH. “Andei por aí, vi algumas frutas tão caras que falei com o vendedor: 'Não quero um pé, não, meu senhor, só uma romã.'” Ele acabou comprando na banca Temporona, uma romã vinda do interior mineiro, por R$ 10.

Já na Legumes Rocha, também no Mercado Central, estavam à venda neste domingo (5) romãs importadas da Califórnia (EUA), ao preço de R$ 20 a unidade. “Vieram 30, mas só temos seis agora”, contou a vendedora da banca, na manhã de domingo (5). Há 10 anos residente em BH, o italiano Alberto Picone disse que a simpatia é forte no seu país, em especial na cidade natal, Nápoles. “Conheço muita gente que faz, mas, eu, nunca”, comentou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags