Brasil

Cervejaria vai tirar de circulação lotes contaminados com dietilenoglicol

Laudo da perícia criminal encaminhado para autoridades estaduais e municipais aponta a contaminação de duas amostras da marca Belorizontina

Correio Braziliense
postado em 10/01/2020 09:25

Belorizontina, da cervejaria BackerA informação sobre qual o lote de produção da cerveja pode ser conferida no rótulo da marca, normalmente junto da data de validade da bebida. Na noite dessa quinta-feira (9/1), a Secretaria de Saúde de Minas Gerais determinou o recolhimento de dois lotes (L1 1348 e L2 1348) da marca Belorizontina, da cervejaria Backer

 

Em duas amostras analisadas por peritos da Polícia Civil foram detectadas a substância dietilenoglicol, usada para o resfriamento da cerveja, que pode ter contaminado várias pessoas que ingeriram a bebida nas últimas semanas. 

 

De acordo com a mestre cervejeira Fabiana Arreguy, é obrigatório que as cervejarias informem o lote de produção. “A rotulagem vem à direita, como um carimbo, que é feito a cada envasamento da bebida. O número fica bem à vista”, explica Fabiana. 

 

Especialistas demonstram receio aunto ao alcance da contaminação, uma vez que, em caso de vazamento da substância usada para o resfriamento da cerveja, vários lotes e outras marcas da cervejaria podem ter sido contaminados. 

Leia o comunicado oficial da cervejaria:

"Após entrevista coletiva nesta tarde, a Polícia Civil divulgou laudo informando que a substância dietilenoglicol foi identificada em duas amostras recolhidas da cerveja Belorizontina na casa de clientes, que vieram a desenvolver os sintomas. Vale ressaltar que essa substância não faz parte do processo de produção da cerveja Belorizontina, fabricada pela Cervejaria Backer. 


Por precaução, os lotes em questão - L1 1348 e L2 1348 - citados pela Polícia Civil, e recolhidos na residência dos consumidores citados, serão retirados imediatamente de circulação, caso ainda haja algum remanescente no mercado. A Cervejaria Backer continua à disposição das autoridades para contribuir com a investigação e tem total interesse que as causas sejam apuradas, até a conclusão dos laudos e investigação."

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags