Brasil

Ministério da Agricultura irá recolher todas as marcas da cervejaria Backer

A proibição se refere a lotes produzidos a partir de outubro. Empresa conta com 21 rótulos de cerveja no mercado.

Correio Braziliense
postado em 13/01/2020 17:12
Venda foi suspensa depois de Polícia Civil identificar substância tóxica dietilenoglicol na linha de produção da cervejariaA suspeita de contaminação por dietilenoglicol se estende às outras marcas de cerveja produzidas pela cervejaria Backer, além da Belorizontina-MG. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) intimou a empresa a fazer o “recall” de todas as cervejas e chopes de todas as marcas produzidas entre outubro de 2019 e dia 13 de janeiro.

A cervejaria conta com 21 rótulos. De acordo com o órgão público, a comercialização está suspensa até que seja descartada a possibilidade de contaminação dos demais produtos.

O Mapa esclarece que não há, entretanto, resultado laboratorial que confirme a presença de etilenoglicol ou dietilenoglicol, substâncias tóxicas usadas em processos de resfriamento, nas demais marcas da empresa. “Os produtos estão sendo analisados e, caso existam resultados positivos, novas medidas serão adotadas”, informa a nota.

Em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (13/1), a Polícia Civil (PC) identificou as substâncias tóxicas monoetilenoglicol e dietilenoglicol na linha de produção da cervejaria, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

Essas substâncias são usadas na indústria cervejeira na etapa de resfriamento do líquido, para depois haver a fermentação. Elas correm numa espécie de serpentina, na parte externa dos tanques, e não tem contato direto com o líquido.

Exames de sangue de pacientes internados com a síndrome nefroneural deram positivo para o dietilenoglicol. Até então, são 10 casos suspeitos, mas a PC afirmou pela manhã que eles podem dobrar. Uma das vítimas morreu.

Em coletiva de imprensa na sexta-feira (10/1), a diretoria da Backer informou que não usa esse agente químico no seu processo de fabricação, apenas o monoetilenoglicol.

Também de acordo com a Backer, os mesmos tanques são usados na produção de todos os rótulos da empresa, sem haver distinção de marcas.

Confira as marcas produzidas pela cervejaria Backer:

Belorizontina 
Backer Pilsen 
Backer Trigo 
Backer Pale Ale 
Backer Brown 
Capitão Senra 
Pele Vermelha IPA 
Bravo 
Backer Bohemia Pilsen 
Backer Pilsen Export 
Exterminador de Trigo
Três Lobos
Corleone 
Tommy Gun 
Diabolique 
Julieta 
Cabral
Medieval
Backer Reserva 
Fargo 
Cacau Bomb

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags