Publicidade

Correio Braziliense

Governo diz que homicídios reduziram 21% em nove meses de 2019

Dados detalhados sobre a violência nos municípios são divulgados pela primeira vez e revelam recuo da violência


postado em 16/01/2020 16:52

Os dados começaram a ser levantados em janeiro, e de acordo com o governo, serão divulgados mensalmente a partir de agora(foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Os dados começaram a ser levantados em janeiro, e de acordo com o governo, serão divulgados mensalmente a partir de agora (foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou, nesta quinta-feira (16/1), pela primeira vez, dados de violência em todos os municípios brasileiros, incluindo as regiões administrativas do Distrito Federal. De acordo com dados da pasta, o número de homicídios caiu 21,9% nos primeiros nove meses do ano passado, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os dados começaram a ser levantados em janeiro, e de acordo com o governo, serão divulgados mensalmente a partir de agora. Até então, levantamentos sobre a violência eram restritos a organizações civis e universidades, como o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que ainda faz o estudo mais completo e abrangente sobre o tema. 

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum, no ano passado, o país registrou 57 mil mortes violentas intencionais em 2018. Os dados do governo falam em 37 mil homicídios dolosos no mesmo período. As informações são públicas e estão na plataforma Sinesp, do Ministério. O ministro da Justiça, Sérgio Moro, comemorou a redução nos índices criminais. "Dados oficiais confirmam a queda expressiva da criminalidade em todo o país durante 2019. Até setembro, foram 29.415 assassinatos, 21,94% a menos do que no mesmo período do ano anterior (37.682). Também caíram estupros, furtos de veículos, latrocínio, roubos, entre outros", escreveu ele, em uma mensagem no Twitter.

Para realizar o levantamento, o governo federal obteve colaboração dos estados. “O trabalho conjunto e o esforço integrado entre os governos federal e estadual representa um avanço nas estatísticas de segurança pública de todo o país”, afirma o diretor de Gestão e Integração de Informações da Secretaria de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Wellington Silva.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade