Brasil

Mais 11 lotes de cerveja Backer estão contaminados, informa ministério

Ao todo, dez rótulos contém substâncias tóxicas. De acordo com a pasta, a cervejaria continuará fechada e os produtos "até que existam condições seguras de operação"

Correio Braziliense
postado em 18/01/2020 21:33
Ao todo,  dez rótulos contém substâncias tóxicas. De acordo com a pasta, a cervejaria continuará fechada e os produtos O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) identificou a presença do contaminante dietilenoglicol em mais 11 lotes de cervejas Backer. Conforme nota divulgada na noite deste sábado (18/01), ao todo, são dez produtos da Cervejaria Backer contendo as substâncias tóxicas. São eles: Belorizontina, Capixaba, Capitão Senra, Pele Vermelha, Fargo 46, Backer Pilsen, Brown, Backer D2, Corleone e Backer Trigo. Até o momento, as análises realizadas pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária constataram 32 lotes contaminados.

"Diante do risco iminente à saúde pública, o Mapa definiu em reunião com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a interdição das marcas de cerveja Backer com data de validade igual ou posterior a agosto de 2020”, informou o comunicado do Mapa. O órgão informou ainda que acertou com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública a realização dos procedimentos de intimação da empresa para recall dos produtos em que já foi constatada a contaminação, bem como dos produtos que ainda não tiveram a idoneidade e segurança para o consumo comprovadas para o consumidor. “A medida é preventiva e vale para todo o Brasil”, destacou a pasta.

O Mapa informou que continua atuando nas apurações administrativas para identificar as circunstâncias em que os fatos ocorreram e tomando as medidas necessárias para mitigar o risco apresentado pelas cervejas contaminadas. A pasta ressaltou que a empresa permanecerá fechada "até que existam condições seguras de operação". "Reafirmamos que os produtos somente serão liberados para comercialização mediante análise e aprovação do Mapa”, informou o comunicado.

Veja os lotes contaminados:

Ao todo,  dez rótulos contém substâncias tóxicas. De acordo com a pasta, a cervejaria continuará fechada e os produtos


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags