Publicidade

Correio Braziliense

Saiba quais são os principais sintomas do coronavírus

Uma mulher de 35 anos foi internada em um hospital de BH ao ter sintomas parecidos com o vírus. Ela desembarcou de Xangai no último sábado (18/1)


postado em 22/01/2020 16:30 / atualizado em 22/01/2020 21:57

os coronavírus (CoV) são uma grande família de vírus que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves(foto: Vincent Lefai, Kun Tian, Gal Roma, Frédéric Garet, Giulio Furtado/ AFP)
os coronavírus (CoV) são uma grande família de vírus que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves (foto: Vincent Lefai, Kun Tian, Gal Roma, Frédéric Garet, Giulio Furtado/ AFP)
A suspeita de que o coronavírus tenha chegado ao Brasil, por meio de uma mulher que desembarcou de Xangai no último sábado (18/1), acendeu um alerta na população. Com sintomas parecidos com a gripe, o vírus contaminou mais de 400 pessoas ao redor do mundo. Até o momento, 17 mortes foram confirmadas na China

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), "os coronavírus (CoV) são uma grande família de vírus que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV)". Eles podem ser transmitidos por animais e pessoas. 

 

Entre os principais sintomas estão:

 

 

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar
  • Dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia 

 

Entre os casos graves, também é possível perceber os sintomas de:

 

  • Pneumonia
  • Síndrome Respiratório Agudo Severo 
  • Insuficiência renal  

 

Já há casos detectados também em Japão, Tailândia, Taiwan, Coreia do Sul e Estados Unidos. Ainda não existe medicamento ou vacina específica para o coronavírus. 

 

As recomendações da OMS para impedir a propagação da infecção incluem: lavagem regular das mãos, cobertura de boca e nariz ao tossir e espirrar, cozinhar bem carnes e ovos, evitar contato próximo com qualquer pessoa que apresente sintomas de doenças respiratórias, como tosses e espirros.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade