Brasil

Tunai, compositor, 69 anos

Correio Braziliense
postado em 27/01/2020 04:33
“Cantor, compositor e violonista. Neto de árabes. Filho de Daniel Mucci e Dona Lilá, com quem aprendeu as primeiras noções de música.” É assim que se inicia a biografia de José Antônio de Freitas Mucci, o Tunai, no site oficial do músico. O artista morreu dormindo, em sua casa, no Rio de Janeiro, na madrugada de ontem, quando sofreu uma parada cardíaca. Irmão do também cantor e compositor João Bosco, Tunai nasceu em Ponte Nova, na Zona da Mata mineira, e deixou os filhos Daniela e André, e o neto, Fernando.

A família publicou o seguinte comunicado: “Este é um momento pelo qual não esperávamos passar. Com profunda tristeza, familiares comunicam o falecimento do pai, avô, irmão e amigo Tunai. (…) Sempre ativo, estava tocando novos projetos, como a composição de uma nova música para um poema de Fernando Brant (1946-2015) com a obra Guerra e Paz. Engenheiro de (quase) formação e artista por verdadeira vocação, deixa uma obra que faz parte das mais belas páginas da história da MPB”.

Entre os muitos parceiros, está Milton “The Voice” Nascimento, como Tunai apelidou carinhosamente Bituca. Ao lado dele, fez Certas canções e Rádio experiência. Tunai sempre fez questão de ressaltar a importância de Elis Regina na sua trajetória. A Pimentinha gravou três de suas composições: As aparências enganam, Agora tá e Lembre-se.

O principal sucesso certamente é Frisson, com Sérgio Natureza. O compositor e maestro Wagner Tiso, de 74 anos, era um dos amigos mais próximos de Tunai. “Ainda não me caiu a ficha. Eu almocei com ele na sexta-feira, aqui no Rio, pertinho da nossa casa”, lamentou. No início da noite de ontem, Milton Nascimento homenageou Tunai nas redes sociais. Ele usou uma foto antiga ao lado do amigo e escreveu: “Sempre sorrindo, sempre! É assim que vamos lembrar desse parceiro de tantas músicas e outras muitas histórias. Obrigado por tudo amigo Tunai, muito obrigado!”.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags