Brasil

Tunai, compositor, 69 anos

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 27/01/2020 04:33
;Cantor, compositor e violonista. Neto de árabes. Filho de Daniel Mucci e Dona Lilá, com quem aprendeu as primeiras noções de música.; É assim que se inicia a biografia de José Antônio de Freitas Mucci, o Tunai, no site oficial do músico. O artista morreu dormindo, em sua casa, no Rio de Janeiro, na madrugada de ontem, quando sofreu uma parada cardíaca. Irmão do também cantor e compositor João Bosco, Tunai nasceu em Ponte Nova, na Zona da Mata mineira, e deixou os filhos Daniela e André, e o neto, Fernando.

A família publicou o seguinte comunicado: ;Este é um momento pelo qual não esperávamos passar. Com profunda tristeza, familiares comunicam o falecimento do pai, avô, irmão e amigo Tunai. (;) Sempre ativo, estava tocando novos projetos, como a composição de uma nova música para um poema de Fernando Brant (1946-2015) com a obra Guerra e Paz. Engenheiro de (quase) formação e artista por verdadeira vocação, deixa uma obra que faz parte das mais belas páginas da história da MPB;.

Entre os muitos parceiros, está Milton ;The Voice; Nascimento, como Tunai apelidou carinhosamente Bituca. Ao lado dele, fez Certas canções e Rádio experiência. Tunai sempre fez questão de ressaltar a importância de Elis Regina na sua trajetória. A Pimentinha gravou três de suas composições: As aparências enganam, Agora tá e Lembre-se.

O principal sucesso certamente é Frisson, com Sérgio Natureza. O compositor e maestro Wagner Tiso, de 74 anos, era um dos amigos mais próximos de Tunai. ;Ainda não me caiu a ficha. Eu almocei com ele na sexta-feira, aqui no Rio, pertinho da nossa casa;, lamentou. No início da noite de ontem, Milton Nascimento homenageou Tunai nas redes sociais. Ele usou uma foto antiga ao lado do amigo e escreveu: ;Sempre sorrindo, sempre! É assim que vamos lembrar desse parceiro de tantas músicas e outras muitas histórias. Obrigado por tudo amigo Tunai, muito obrigado!”.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação