Brasil

Anvisa cria grupo de trabalho interno para debater coronavírus

De acordo com o diretor e presidente interino da agência, Antonio Barra Torres, o grupo

Correio Braziliense
postado em 27/01/2020 18:48
De acordo com o diretor e presidente interino da agência, Antonio Barra Torres, o grupoA Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou nesta segunda-feira (27/1) um grupo de trabalho interno que irá ficar responsável por tratar assuntos relacionados com o coronavírus. Ainda nesta segunda, a OMS afirmou que corrigiu a avaliação do risco do coronavírus, considerando elevado para o nível internacional, depois de tê-lo descrito como moderado devido a um “erro de formulação”.

 “Criamos aqui na própria agência, com sede em Brasília, um grupo que vai trabalhar exclusivamente com esse tema, no assessoramento das decisões tanto da diretoria colegiada e da própria presidência da agência”, explicou o diretor e presidente interino da agência, Antonio Barra Torres.

Saiba Mais

De acordo com o diretor, as ações da agência estão acontecendo na “exata medida da sua necessidade” e os procedimentos da Anvisa existem há muito tempo e estão atuais. “As resoluções se mostram no momento ferramentas atuais para o enfrentamento do problema”, disse. 

Barra Torres ainda reforçou que todos os servidores da agência estão treinados para a situação. A Anvisa tem entre 500 e 600 servidores atuando em aeroportos. 

Desde a última sexta (24/1), a Anvisa emite avisos sonoros nos aeroportos para informar os passageiros e a comunidade aeroportuária. Questionada sobre o uso de termômetros em aeroportos de países ao redor do mundo, a Anvisa afirmou que não há evidências para a utilização desse tipo de aparelho. 

“Não há orientação específica da OMS para utilização do aparelho”, explicou Viviane Vilela, coordenadora da coordenação de Infraestrutura e Meio de Transporte em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (Cipaf). 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags