Brasil

Anvisa cria grupo de trabalho interno para debater coronavírus

De acordo com o diretor e presidente interino da agência, Antonio Barra Torres, o grupo

Maria Eduarda Cardim
postado em 27/01/2020 18:48
De acordo com o diretor e presidente interino da agência, Antonio Barra Torres, o grupoA Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou nesta segunda-feira (27/1) um grupo de trabalho interno que irá ficar responsável por tratar assuntos relacionados com o coronavírus. Ainda nesta segunda, a OMS afirmou que corrigiu a avaliação do risco do coronavírus, considerando elevado para o nível internacional, depois de tê-lo descrito como moderado devido a um ;erro de formulação;.

;Criamos aqui na própria agência, com sede em Brasília, um grupo que vai trabalhar exclusivamente com esse tema, no assessoramento das decisões tanto da diretoria colegiada e da própria presidência da agência;, explicou o diretor e presidente interino da agência, Antonio Barra Torres.

[SAIBAMAIS]De acordo com o diretor, as ações da agência estão acontecendo na ;exata medida da sua necessidade; e os procedimentos da Anvisa existem há muito tempo e estão atuais. ;As resoluções se mostram no momento ferramentas atuais para o enfrentamento do problema;, disse.

Barra Torres ainda reforçou que todos os servidores da agência estão treinados para a situação. A Anvisa tem entre 500 e 600 servidores atuando em aeroportos.

Desde a última sexta (24/1), a Anvisa emite avisos sonoros nos aeroportos para informar os passageiros e a comunidade aeroportuária. Questionada sobre o uso de termômetros em aeroportos de países ao redor do mundo, a Anvisa afirmou que não há evidências para a utilização desse tipo de aparelho.

;Não há orientação específica da OMS para utilização do aparelho;, explicou Viviane Vilela, coordenadora da coordenação de Infraestrutura e Meio de Transporte em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (Cipaf).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação