Brasil

Brasil tem 9 casos suspeitos de infecção por coronavírus

Até o momento, nenhuma infecção foi confirmada pelo Ministério da Saúde

Correio Braziliense
postado em 29/01/2020 16:43

Segundo o Ministério da Saúde, o resultado do exame de coronavírus demora cerca de sete dias para sair O Ministério da Saúde declarou, nesta quarta-feira (29/1), que há 9 casos suspeitos de coronavírus no Brasil. Os pacientes estão localizados nos seguintes estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Ceará. Nenhum deles foi confirmado ainda. 

 

Todos os nove casos são de pessoas que estiveram na China. Alguns dos estados têm mais de um caso suspeito, como São Paulo, que possui 3 pessoas com suspeita de coronavírus. Logo depois vem Santa Catarina, com dois casos. O restante dos estados conta com apenas uma suspeita até o momento. 

 

A partir desta quarta, a pasta divulgará todos os dias, às 16h, um boletim com a situação das suspeitas de coronavírus no Brasil. Ainda de acordo com o ministério, 20 casos foram notificados pelas respectivas secretaria de saúde, mas não se enquadravam na definição de caso suspeito da Organização Mundial da Saúde (OMS). Outros quatro foram descartados porque exames feitos diagnosticaram outras doenças, como a gripe H1N1

 

Nessa terça-feira (28/1), a pasta afirmou que três casos suspeitos da doença eram monitorados pelas autoridades de saúde brasileiras. Apenas o primeiro caso identificado como suspeito no Brasil, da jovem de 22 de Belo Horizonte, continuou como suspeito. 

 

A estudante esteve na cidade de Wuhan, na China, epicentro da doença, no período de 29 de agosto de 2019 a 23 de janeiro de 2020. A jovem chegou ao Brasil na última sexta-feira (24/1) e se encontra estável e isolada no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte.

 

De terça para quarta, o número de casos suspeitos cresceu, mas isso já era esperado pelo ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, visto que que definição de caso suspeito mudou no mesmo dia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), todas as pessoas vindas da China nos últimos 14 dias, que apresentem febre e sintomas respiratórios podem ser considerados suspeitas. Anteriormente, apenas pessoas que apresentem febre e sintomas respiratórios e estiveram na cidade de Wuhan, epicentro da doença, nos últimos 14 dias, se enquadrariam dentro da definição de caso suspeito.  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags