Correio Braziliense
postado em 29/01/2020 09:55
O ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, Augusto Heleno, afirmou que o governo brasileiro está preocupado com a propagação do coronavÃrus, mas ponderou que por enquanto o PaÃs ainda foi pouco atingido. "Temos três casos confirmados, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta disse que temos condições de controlar", disse Heleno em entrevista à rádio CBN na manhã desta quarta-feira, 29.
Na verdade, há ainda dois casos de suspeita de contaminação pelo vÃrus no Brasil, em Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Uma terceira suspeita, no Paraná, foi descartada pela Secretaria de Saúde do Estado na manhã desta quarta.
Para o ministro, por enquanto não é grande a quantidade de brasileiros na China e, por isso, não há plano de retirada dos cidadãos brasileiros que estão no paÃs asiático. Heleno disse que "ainda não é possÃvel prever se o número de pessoas atingidas" pelo coronavÃrus no Brasil será expressivo, mas afirmou a importância de examinar os brasileiros que retornaram da China para evitar a propagação do vÃrus. "Temos que colher dados do que está acontecendo para não haver surpresas", disse.
O ministro ainda atribuiu a rápida propagação do coronavÃrus ao número de empresas multinacionais em Wuhan, provÃncia chinesa considerada como epicentro da contaminação. Para ele, as constantes viagens internacionais feitas na região potencializaram a capacidade do vÃrus de se espalhar mundialmente.
Brasileiros nas Filipinas
Exames laboratoriais mostraram que a famÃlia brasileira internada nas Filipinas não tem o coronavÃrus, informou o telejornal Hora 1, da TV Globo. A emissora afirmou que a notÃcia foi dada pelo embaixador do Brasil no paÃs asiático, Rodrigo do Amaral Souza.
Ainda de acordo com a TV, o casal e o filho de 10 anos precisarão ainda ser submetidos a um exame de contraprova para descartar definitivamente a presença do vÃrus que atinge a China, espalhou-se para outros paÃses e já deixou 132 mortos e mais de 5,9 mil infectados.
A famÃlia continuará isolada em um hospital de Palawan, a 800 quilômetros da capital Manila, até a divulgação do resultado da contraprova.
Na segunda-feira, 27, o Itamaraty informou que fez contato com a famÃlia e que o casal e o filho não apresentavam sintomas da doença, mas aguardavam resultados de testes de infecção. Eles estiveram recentemente Wuhan, na China, epicentro do surto de coronavÃrus.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.