Brasil

Ministério da Saúde monitora 12 casos suspeitos de coronavírus no Brasil

São seis novos casos em investigação. Dois casos foram descartados

Maria Eduarda Cardim
postado em 31/01/2020 16:39
No último boletim epidemiólogico 7.818 casos confirmados no mundoO Ministério da Saúde descartou, nesta sexta-feira (31/1), o caso suspeito de coronavírus de Belo Horizonte, o primeiro investigado no Brasil. O caso descartado é o da estudante de 22 anos de Belo Horizonte, que esteve na cidade de Wuhan, epicentro da doença. Como nenhum foi confirmado até o momento no Brasil, o Centro de Operações de Emergência (COE) se mantém no nível 2, de perigo iminente.

De acordo com o secretário-executivo da pasta, João Gabbardo, três técnicas diferentes foram utilizadas nos exames da paciente e as três deram negativas. "Estamos afastando esse caso e ele está sendo descartado", disse em coletiva de imprensa. Nenhum dos testes identificou o provável vírus que causou os sintomas na jovem.

A estudante esteve na cidade de Wuhan, na China, epicentro dos casos, no período de 29 de agosto de 2019 a 23 de janeiro de 2020. A jovem chegou ao Brasil na última sexta-feira (24/1) e estava isolada no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte. Os 14 contatos mais próximos desta paciente estavam sendo monitorados diariamente.
A partir do momento do descarte do caso, a paciente não precisa mais ficar isolada e o monitoramento dos contatos também não é mais necessário. ;A vida dessas pessoas é normal, não é necessário fazer nenhum tipo de precaução. Não há nenhuma recomendação a partir de agora;, explicou o diretor do departamento de imunização e doenças transmissíveis, Julio Croda.

Além do caso de Belo Horizonte, outros nove casos foram descartados. Outros 12 casos suspeitos continuam sendo investigados. Dos 12, quatro pacientes já fizeram o teste de painel viral e deu negativo. Por isso, esses suspeitos são encaminhados para uma investigação mais específica. Os oito restantes ainda estão na primeira fase dos exames e aguardam os primeiros resultados.

Ainda ontem, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o coronavírus como uma emergência global. No mundo, há 7818 casos confirmados, sendo que 7736 desses estão China. Ainda no país que é epicentro da doença, 170 mortes foram registradas e 12.167 casos são suspeitos. Fora da China, ainda não há nenhum óbito, mas 82 casos foram confirmados em 18 países.


Confira as unidades da Federação com casos suspeitos de coronavírus*

- Ceará (1)
- Paraná (1)
- Rio Grande do Sul (2)
- Santa Catarina (1)
- São Paulo (7)

* dados extraídos do boletim divulgado em 31 de janeiro.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação