Brasil

Operação de combate ao desmatamento termina em morte em Roraima

O caso gerou revolta na população local e levou o Ibama a emitir uma nota de esclarecimento ontem

Correio Braziliense
postado em 01/02/2020 20:28
O caso gerou revolta na população local e levou o Ibama a emitir uma nota de esclarecimento ontemUma operação de combate ao desmatamento ilegal resultou na morte de um madeireiro em Roraima. O incidente ocorreu na última sexta-feira (31/1), quando uma equipe do Ibama inspecionava uma área de exploração ilegal de madeira na zona rural do município de Rorainópolis. 

O caso gerou revolta na população local e levou o Ibama a emitir uma nota de esclarecimento ontem. A nota afirma que os agentes do Ibama e os policiais militares ambientais que identificaram a área de desmatamento ilegal de Rorainópolis foram recebidos a tiros pelos madeireiros, o que levou os policiais a reagirem - os agentes do Ibama envolvidos no caso estariam desarmados, segundo a Associação dos Servidores Ambientais Federais (Ascema). "No confronto, um dos infratores foi baleado e imediatamente levado ao hospital municipal", afirmou o Ibama. 

A Ascema lamentou o ocorrido, mas reforçou que a reação foi necessária para "cessar a agressão" dos madeireiros. "As informações dos agentes do Ibama envolvidos na ação são de que a Polícia Ambiental cumpriu seu papel de proteger a vida dos integrantes da equipe, que se encontravam em risco, e assim esperamos continuar essa parceria", disse. 

De toda forma, tanto a Ascema, quanto o Ibama defenderam a investigação do caso de Rorainópolis. O Ibama informou que já "foram adotados os procedimentos investigativos competentes junto à Polícia Federal (PF)". E a Ascema disse que, embora o combate ao desmatamento ilegal na Amazônia seja de vital importância para o Brasil e para o mundo, não deseja que a região "se transforme numa zona de guerra". 

A associação, contudo, disse que esse caso comprova que há um "crescente acirramento da tensão" na Amazônia. É algo que, segundo a Ascema, tem aumentado a agressividade dos conflitos na região e reflete o incentivo político ao cometimento de crimes ambientais. “Por fim, ratificamos nosso compromisso constitucional com o cumprimento das leis ambientais e com os princípios do desenvolvimento sustentável", concluiu a Ascema. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags