Brasil

Segundo ministério, número de casos suspeitos de coronavírus caiu no Brasil

Em boletim divulgado nesta segunda-feira (3/2), 14 casos suspeitos são investigados pela pasta

Após declarar emergência de saúde pública mesmo sem casos confirmados no Brasil, o Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (3/2), que o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil caiu. De acordo com o último boletim divulgado, 14 casos suspeitos são investigados pela pasta, sendo que 11 ainda passam pelos testes de vírus respiratórios comuns. Outras três pessoas já passaram por essa etapa — considerada a primeira para a constatação do diagnóstico — e agora foram encaminhadas para uma investigação específica. 

 

O Brasil continua sem nenhum caso do novo vírus confirmado dentro do país. Os 14 suspeitos estão sendo monitorados nos seguintes estados: Rio de Janeiro (1),  Santa Catarina (2), Rio Grande do Sul (4) e São Paulo (7).

 

O ministro da Saúde voltou a falar sobre a repatriação de brasileiros que estão na cidade de Wuhan, na China. De acordo com Mandetta, 55 brasileiros estão em Wuhan, mas apenas 40 demonstraram o desejo em voltar ao Brasil, 14 deles não tem esse interesse e um está em dúvida. 

 

Na manhã desta segunda, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, em entrevista à Rádio Gaúcha, disse que dentre os locais que estão sendo estudados, estão Florianópolis, Anápolis e localidades no Nordeste. Mandetta afirmou que esse local ainda não foi definido, mas quem fará essa decisão será o Ministério da Defesa. 

 

Mandetta reforçou que nenhum brasileiro com sintomas retornará ao Brasil. “Quem estiver com sintomas deve permanecer onde está”, completou.