Brasil

Militares da FAB também passarão por quarentena, diz Bolsonaro

Militares da FAB que embarcaram para resgatar brasileiros na China, também serão submetidos ao período de quarentena de 18 dias quando retornarem

Correio Braziliense
postado em 05/02/2020 16:07
Aviões da Força Aérea Brasileira decolam de Brasília para buscar brasileiros que estão em Wuhan, na ChinaO presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quarta-feira (5/2) ao sair do Palácio do Planalto que os militares da Força Aérea Brasileira (FAB) que embarcaram na tarde de hoje para resgatar os brasileiros em Wuhan, na China, também serão submetidos ao período de quarentena de 18 dias quando retornarem ao país. A cidade chinesa é o epicentro do coronavírus.

"O pessoal chegando, inclusive nosso pessoal da Força Aérea, mais de uma dezena de militares, quando voltar também vão passar o carnaval em quarentena. Então, é responsabilidade acima de tudo trazendo esse pessoal de lá para cá", apontou Bolsonaro.

O chefe do Executivo, no entanto, não informou se os militares cumprirão a quarentena no mesmo local dos civis, na base aérea de Anapólis

Questionado se sentiu pressionado a mudar de opinião sobre a repatriação do grupo brasileiro que está na China, Bolsonaro respondeu que o principal motivo inicial era a falta de verbas e infraestrutura.

"Não tínhamos meio de buscar, primeira coisa. É igual àquela história: pergunta pra um capitão de artilharia: Não atirou por que? Eu tenho 30 motivos pra não atirar. Qual é o primeiro? Não tenho pólvora. Era a minha situação", alegou.

De acordo com o mandatário do país, as Forças Armadas foram colocadas em uma situação "vexatória" em relação ao armamento e equipamentos no governo de Fernando Henrique Cardoso.

"Não tínhamos, não temos um avião cargueiro 130 pra buscar lá. Que Forças Armadas são as nossas? Esculhambaram as Forças Armadas, bagunçaram com as Forças Armadas. Tentaram de todas as maneiras dobrar a coluna vertebral das Forças Armadas nessa questão. E agora decidi. Tô sem avião para transporte aqui dentro né, mas vou no outro menor sem problema", concluiu.

Repatriação

As duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) que trarão, de volta ao Brasil, as 34 pessoas (brasileiros e parentes) que se encontram na cidade epicentro do surto de coronavírus já estão a caminho de Wuhan, na China. As aeronaves VC-2 deixaram o país por volta das 12h22.

Antes de chegar à cidade destino, as aeronaves farão escala em Fortaleza (CE), Las Palmas (Espanha), Varsóvia (Polônia) e Ürümqi (já na China). No retorno, as aeronaves passarão pelas mesmas cidades. A chegada na China está prevista para o final do dia 6 (horário de Brasília). Já a expectativa é de que retornem ao Brasil no sábado (8).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags