Brasil

Número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil volta a cair

De acordo com a última atualização, nove casos ainda são investigados como suspeitos. O Brasil continua sem casos confirmados de coronavírus

Correio Braziliense
postado em 06/02/2020 12:06

Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em reunião sobre o novo coronavírus Em uma nova atualização da situação nacional dos casos de coronavírus do Brasil, o Ministério da Saúde informou, nesta quinta-feira (6/2), que o número de casos suspeitos do novo vírus no país voltou a cair. De acordo com a última atualização, nove casos ainda são investigados como suspeitos. O Brasil continua sem casos confirmados de coronavírus.

 

A atualização dos números foi feita durante a reunião do ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, com os secretários de Saúde dos estados e capitais de todo o país para tratar sobre a situação do novo coronavírus da China. A reunião acontece na sede do escritório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial em Saúde (OMS), em Brasília. 

 

São Paulo e Rio Grande do Sul, com três suspeitos cada, são os estados que mais tem casos sendo investigados no momento. Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que voltou a aparecer na tabela de casos suspeitos, têm um cada. 

  

Outros 24 casos já foram descartados. A maioria se encaixou no diagnóstico de Influenza B e Influenza A. Outros foram diagnosticados como Rhinovírus e Adenovírus.

Reunião 

Na reunião com os secretários de Saúde, Mandetta discutiu atualizações que devem ser feitas nos planos de contigência dos estados. O ministro da Saúde disse que espera os planos de contigência atualizados dos estados até segunda-feira (10/2). "O plano já existe, mas muda algumas coisas. Colocamos no nosso sistema porque esses planos podem ajudar também o cidadão a saber qual é a orientação dos gestores"

 

Uma das sugestões dos secretários foi o antecipamento da campanha de vacinação contra gripe, que ocorre todo ano. De acordo com Mandetta, a campanha deve começar em março, como já estava previsto antes mesmo do surgimento do novo coronavírus. 

 

"Este ano em relação ao ano passado a gente aumentou em quase oito milhões o número de doses da vacina, mas isso por planejamento do ano passado", ressaltou. Mandetta estima que 72 milhões de doses estarão disponíveis.  

 

Na ocasião, foram discutidos detalhes dos planos de contingência dos estados que contempla medidas de prevenção, vigilância e assistência para eventuais casos confirmados da doença no Brasil.

Emergência de saúde pública 

Na última terça-feira (4/2), o ministro da Saúde publicou no Diário Oficial da União a portaria que decreta estado de emergência de saúde pública de importância nacional mesmo sem ter casos confirmados no Brasil. Mandetta afirmou que a medida foi tomada por “fins administrativos”. 

 

De acordo com o texto publicado no DOU, a portaria considera “a necessidade de se estabelecer um plano de resposta a esse evento” e também a necessidade de estabelecer uma “estratégia de acompanhamento aos nacionais e estrangeiros que ingressarem no país e que se enquadrarem nas definições de suspeitos e confirmados pelo novo coronavírus”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags