Correio Braziliense
postado em 07/02/2020 01:54
Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, conversaram sobre o surto de coronavÃrus que teve origem no paÃs asiático em telefonema na madrugada desta sexta-feira, 7 (pelo horário de BrasÃlia).
A imprensa oficial chinesa informou que Xi cobrou de Trump uma "reação razoável" dos americanos ao problema. Mais cedo, o chanceler chinês, Wang Yi, havia dito que os americanos estavam evacuando seus cidadãos da região afetada pelo surto, mas que não estavam ajudando no combate ao vÃrus.
Xi ainda disse a Trump, segundo os órgãos oficiais, que tanto o governo quanto o povo da China estão em "guerra" e mobilizados permanentemente contra o coronavÃrus. O lÃder do paÃs asiático também expressou confiança, na conversa com o americano, de que é possÃvel derrotar o surto, que já matou 636 pessoas e tem mais de 31 mil casos já confirmados apenas no território continental chinês - uma morte em Hong Kong e outra nas Filipinas também já foram registradas.
A respeito do impacto econômico do coronavÃrus, que já é sentido em escala global em inúmeras cadeias produtivas, Xi disse a Trump que a tendência de longo prazo de crescimento econômico do paÃs está mantida.
Já a Casa Branca informou, a respeito da conversa entre os lÃderes, que Trump "expressou confiança na força e na resiliência" dos chineses no combate ao coronavÃrus. Os americanos também disseram que os dois paÃses vão seguir se comunicando e em estado de cooperação para a resolução do problema.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.