Brasil

Aviões com repatriados devem pousar em Anápolis na madrugada deste domingo

De acordo com o Ministério da Defesa, a previsão é de que as duas aeronaves pousem na Base Aérea da cidade goiana às 3h deste domingo (9/2)

Correio Braziliense
postado em 08/02/2020 16:47
De acordo com o Ministério da Defesa, a previsão é de que as duas aeronaves pousem na Base Aérea da cidade goiana às 3h deste domingo (9/2) Os dois aviões da Força Aérea Brasileira deslocados para repatriar os brasileiros que estavam em Wuhan, cidade chinesa epicentro dos casos de infecção relacionados ao coronavírus, devem pousar na Base Aérea de Anápolis (GO) às 3h deste domingo (9/2). Segundo o Ministério da Defesa, 34 pessoas, entre brasileiros e parentes de brasileiros, estão a bordo. 

Por volta das 16h de Brasília deste sábado (8/2), as aeronaves fizeram a última escala internacional antes de retornar a território brasileiro, ao pousarem em Las Palmas, na Ilha de Gran Canária, na Espanha. De lá, os dois aviões seguem para Fortaleza (CE).

A Força Aérea Brasileira informou que o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) está coordenando para que ambas as aeronaves tenham prioridade no processamento de suas solicitações, para reduzir os tempos de espera em solo e em voo, assim que entrarem no espaço aéreo brasileiro.

Após o desembarque em Anápolis, os repatriados terão de ficar em quarantena por um período de 18 dias no Hotel de Trânsito de Oficiais, que fica no perímitro da Base Aérea de Anápolis. O isolamento será total, sem contato externo que coloque em risco a coletividade. Os repatriados só sairão da quarentena após terem o resultado negativo para coronavírus.

Em razão da chegada dos brasileiros, o prédio recebeu adequações e melhorias. De acordo com o Ministério da Defesa, o local tem 900 metros quadrados, e conta com área de entretenimento com telão para exibição de filmes, brinquedoteca, lavanderia e enfermaria. Além disso, o hotel dispõe de 38 suítes equipadas com TV, internet, frigobar, ventilador, telefone e ar condicionado.

O governo federal garantiu que todas as pessoas que estão retornando da China não apresentam sintomas da doença. De qualquer forma, caso algum repatriado manifeste indícios característicos do novo coronavírus, ele será conduzido a um setor isolado do hotel. Caso os sintomas persistam, ele será transportado de helicóptero ao Hospital das Forças Armadas, em Brasília (DF), local onde serão aplicados os protocolos indicados para situação.

Para assegurar a ausência do novo coronavírus nas pessoas repatriadas, assim como na equipe que está trabalhando diretamente com elas, serão realizadas coletas de amostras para o novo coronavírus na admissão e no 14º dia de isolamento.

Os profissionais de saúde e de apoio que entrarem em contato com os brasileiros repatriados e com os profissionais de saúde que viajaram para a China nessa missão usarão sempre equipamentos de proteção individual, como luvas, máscaras de proteção facial e óculos, para garantirem a própria segurança.

Os tripulantes e equipes de saúde com contato eventual não ficarão em quarentena, mas serão monitorados duas vezes ao dia por 14 dias seguidos.
 

Agradecimentos do governo federal

Neste sábado, o governo brasileiro divulgou um comunicado oficial no qual diz que "empenhou-se ativamente para concluir as providências logísticas e diplomáticas para trazer de volta ao Brasil, em segurança, os cidadãos brasileiros e seus familiares chineses que se encontravam em Hubei/Wuhan, na China, e que expressaram desejo de retornar ao país em decorrência da emergência sanitária gerada pelo novo coronavírus".
 
Além disso, o país agradeceu o suporte da China e das nações europeias onde as aeronaves com os repatriados fizeram paradas: Polônia e Espanha. 

"O governo brasileiro manifesta seu agradecimento ao governo chinês por prontamente autorizar o pouso das aeronaves brasileiras e facilitar os trâmites necessários para a retirada dos brasileiros e seus familiares. Expressa também seu reconhecimento aos governos da Polônia e da Espanha pela solidariedade prestada ao permitir a escala das aeronaves brasileiras, nos trajetos de ida e retorno ao Brasil", diz o informe.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags