Brasil

Coronavírus: casos suspeitos caem para seis no Brasil

Há um novo registro no Rio Grande do Sul. Testes em três pacientes em São Paulo, dois no Rio e um em Minas Gerais deram negativo para a doença

Correio Braziliense
postado em 13/02/2020 18:41
ilustração de uma cruz vermelhaO novo relatório do Ministério da Saúde, divulgado nesta quinta-feira (13/2), apresentou uma diminuição no número de casos suspeitos para a presença do Covid-19, o coronavírus. Caiu de 11 para seis os pacientes que podem estar infectados pelo vírus.

Foram descartados três indícios em São Paulo, dois no Rio de Janeiro e um em Minas Gerais. Em contrapartida, dois registros entraram no balanço diário. Um é proveniente do Distrito Federal, mas a suspeita foi excluída horas depois. O outro é do Rio Grande do Sul, que, com a atualização, soma três pacientes ainda sob investigação. Com isso, o estado se igualou a São Paulo no total de suspeitos de contrair a doença. 

Não há confirmação da presença do Covid-19 no Brasil até o momento. No entanto, com a doença detectada nas Américas, o Ministério da Saúde prevê a eventual manifestação viral. "Estamos em uma posição confortável porque as condições climáticas não são favoráveis. Quando chegado o inverno, há uma tendência maior de circulação e isso é preocupante. Então não vamos baixar a guarda nesse momento", ponderou o secretário-executivo da pasta, João Gabbardo. 

Os planos de contingência de todas as 27 unidades federativas foram comunicadas ao ministério, que deve finalizar ainda esta semana a licitação para compra de insumos de proteção aos profissionais que trabalham diretamente com investigações da presença do coronavírus. 

Diferente do que ocorre na província chinesa de Hubei, epicentro da doença e onde houve a mudança das estratégias de combate ao coronavírus, a metodologia brasileira continuará concentrando os esforços nos diagnósticos por meio de exames detalhados. O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber, disse que a mudança está programada apenas para quando o país confirmar 100 casos. 

"Eles (chineses) estão usando os critérios clínicos radiológicos e epidemiológicos para considerar os casos como possíveis positivos para o coronavírus. Isso tem um fundamento prático de acelerar o tratamento e reduzir a taxa de mortalidade. O Brasil adotará as diretrizes definidas pela Organização Mundial da Saúde quando se chegar a esse número de 100 confirmações", explicou

Caso a mudança de metodologia seja implementada, Kleber adianta que os números tendem a disparar. "Se observa naturalmente um aumento expressivo nas curvas epidemiológicas, o que não significa uma expansão do coronavírus, já que, posteriormente, podem revelar outras doenças de síndrome respiratória."

Balanço chinês

Com a mudança do método de contagem, o número de mortos e de pessoas contaminadas na China aumentou drasticamente, revelando, em Hubei, 242 novas vítimas fatais. O número total de mortos no país chega a 1.355 e o de infectados é de quase 60 mil.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags