Brasil

Chega a 213 o número de municípios em situação de emergência em Minas

Decretação é importante para facilitar transferência de recursos do Governo Federal

Correio Braziliense
postado em 14/02/2020 19:54

Decretação é importante para facilitar transferência de recursos do Governo FederalA Coordenadoria de Defesa Civil atualizou, nesta sexta-feira, para 213 o número de municípios mineiros em situação de emergência devido às chuvas que afetam todo o estado desde janeiro. O último boletim divulgado pelo órgão registrava 211 cidades em situação de emergência.

 

Das cidades em situação de emergência, 196 foram abordadas em decreto estadual, expedidos entre 27 e 30 de janeiro. Outros 15 municípios, no entanto, decretaram esse quadro por conta própria.

 

Os decretos são importantes porque facilitam a transferência de recursos do governo federal para essas cidades. Também ajuda os municípios a receber doações, como colchões, cobertores, travesseiros e alimentos, recolhidas pelo Executivo estadual.

 

O Governo Federal já garantiu R$ 90 milhões para atender os municípios afetados pelas chuvas. No fim de janeiro, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e o governador Romeu Zema (Novo) se reuniram com prefeitos no fim de janeiro para alinhar os repasses.

 

Até o momento, 60 pessoas já morreram devido a consequências dos temporais. Além disso, 16.011 pessoas estão desalojadas. 3.103 desabrigadas. Ao todo, 19.174 pessoas foram afetadas. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags