É grande a fila de carros na sede do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), no Bairro Nova Gameleira, Região Oeste de Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira (18/2). Segundo o órgão, os serviços de vistoria, emplacamento e emissão de documentos de veículos no órgão, suspensos na segunda-feira (17/2), serão restabelecidos a partir do meio-dia.
Em nota, o órgão informou que "em razão da transição para o novo padrão de Placas de Identificação Veicular (PIV), a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) está realizando a etapa final de atualização e testes no sistema, a fim de que seja feito o gerenciamento das informações da frota de veículos do estado".
O Detran também informou que os prazos serão prorrogados para as transferências de propriedade que venceram no período equivalente do processo de atualização do sistema.
Transtorno
A suspensão gerou descontentamento nos motoristas de Belo Horizonte. O departamento só avisou a população sobre a suspensão dos serviços envolvendo o novo padrão, no fim da tarde de domingo, horas antes da abertura do local, por meio de uma nota publicada no site.
O Detran creditou a suspensão a um problema no sistema de informática do órgão. “O sistema de informática passa por uma adequação por meio da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge). O objetivo é otimizar o gerenciamento das informações da frota de veículos do estado, e nenhuma transação poderá ser feita durante o período de suspensão”, explicou em nota.
Os processos iniciados até o dia 13, com ficha de cadastro emitida, poderão ser protocolados na Divisão de Registro de Veículos (DRV), em Belo Horizonte, e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran), no interior. Além disso, as transferências de propriedade que venceram no dia 14 e 17 terão prazos prorrogados pelo mesmo período da atualização do sistema.
Na teoria, se não fosse o problema no sistema, a adoção do novo padrão de placas valeria desde segunda-feira. O chamado modelo padrão Mercosul será obrigatória no primeiro emplacamento. Veículos com a placa antiga ainda podem circular pelas ruas. A transição para o novo padrão também será exigida quando houver transferência de estado ou município, além de mudança de categoria, perda, furto, roubo ou dano à placa antiga. A nova placa apresenta fundo branco com uma faixa azul na parte superior como padrão. O logotipo do Mercosul, a palavra Brasil e a bandeira do país também são novidades. (Com Pedro Lovisi*)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.