Brasil

Exames de brasileiros repatriados continuam dando negativo para Coronavírus

O resultado esperado pelo ministério não causou nenhuma alteração na quarentena

Correio Braziliense
postado em 19/02/2020 17:10

O resultado esperado pelo ministério não causou nenhuma alteração na quarentenaOs exames da segunda coleta feita nos brasileiros repatriados de Wuhan, na China, e na tripulação e equipe médica que os acompanhou, deram negativo para COVID-19, o novo coronavírus. A informação foi repassada a imprensa pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (19/2).

 

De acordo com o secretário-executivo da Saúde, João Gabbardo, todos continuam assintomáticos e o resultado do exame específico para o novo coronavírus foi negativo. O resultado esperado pelo ministério não causou nenhuma alteração na quarentena. “Não tem nenhuma alteração. Continuamos com o planejamento inicial de manter todos em quarentena por 18 dias”, afirmou Gabbardo.

 

Na última segunda (17/2), o Ministério da Saúde afirmou que um possível resultado negativo do exame poderia liberar a tripulação e a equipe médica que participaram da operação antes dos 18 dias antes previstos. No entanto, o ministério informou que todos continuarão na quarentena.

 

Os brasileiros e a tripulação ainda passarão por um terceiro e último exame entre sexta e sábado. “Quando completar 14 dias de quarentena um terceiro e último exame será realizado”, confirmou o secretário-executivo.

 

Na coletiva, a pasta também informou que o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil caiu para dois. Desde o início do surgimento do COVID-19, o Brasil não confirmou nenhum caso da nova doença. 

 

Os dois casos suspeitos são de São Paulo e Rio Grande do Sul. O caso do Rio Grande do Sul já foi testado para vírus respiratórios comuns, apresentou resultados negativos e agora passa por uma investigação específica realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O outro caso suspeito, de São Paulo, foi notificado ontem e ainda passa pela primeira fase de testes, na qual são testados os vírus respiratórios mais comuns. Outros 48 casos já foram descartados.  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags