Se depender de uma cervejaria, as chuvas não vão atrapalhar os blocos de carnaval em São Paulo. A Skol contratou uma empresa que vai induzir com um avião as chuvas a caírem de forma localizada sobre o sistema Cantareira. Segundo a empresa, o método é 100% natural e vai ocorrer entre esta sexta-feira (21/2) e a quarta-feira de cinzas (26/2).
Segundo a cerveja Ambev, o avião vai "bombardear" o interior de nuvens com gotículas de água de tamanho controlado, promovendo mais colisões e aglutinações para formar, então, as gotas de chuva. "A ação é localizada, trabalhando em nuvens de 1km a 6km de diâmetro que, após o período de 15 a 20 minutos de semeação, induz a chuva no local."
De acordo com a empresa, a operação é 100% limpa e utiliza apenas água potável aplicada em forma de gotículas de diâmetro controlado. "Dessa forma, imita-se” o processo natural de crescimento vertical da nuvem e precipitação e assim a chuva acontece", diz a empresa.
Ainda segundo a cervejaria, não há efeitos colaterais ou dano ao meio ambiente. "O método é seguro e promove chuvas que contribuem para a recuperação de nascentes, além de ajudar a manter o solo umidificado e favorecer a cobertura vegetal", afirma. A Ambev ainda alega que a tecnologia empregada na ação já é praticada há pelo menos 12 anos e em mais de 20 projetos para agricultura no Brasil.
Previsão do tempo
De acordo com o Climatempo, o sábado de carnaval (22/2) terá chuva a qualquer hora, mas, em geral, com fraca a moderada intensidade. Já o domingo (23/2), será nublado, mas quase sem chuva, se tiver, será leve.
Enquanto que na segunda-feira (24/2) deve chover várias vezes em todo o litoral, no interior e na Grande São Paulo, com chance de pancadas fortes no norte do estado. Já na terça-feira (25/2), os períodos com sol aumentam e as pancadas de chuva ocorrem à tarde e à noite e podem ser sw moderadas a fortes.
Previsão para o DF
Segundo o Inmet, , ocorrendo desde o período da manhã.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.