Publicidade

Correio Braziliense

Cervejaria "bombardeia" nuvens para não chover em SP durante o carnaval

Empresa contratou uma empresa que vai induzir com um avião as chuvas a caírem de forma localizada sobre o sistema Cantareira


postado em 21/02/2020 15:44 / atualizado em 21/02/2020 15:45

Empresa 'bombardeia' nuvens com água para barrar chuvas em São Paulo durante o carnaval (foto: Divulgação)
Empresa 'bombardeia' nuvens com água para barrar chuvas em São Paulo durante o carnaval (foto: Divulgação)
Se depender de uma cervejaria, as chuvas não vão atrapalhar os blocos de carnaval em São Paulo. A Skol contratou uma empresa que vai induzir com um avião as chuvas a caírem de forma localizada sobre o sistema Cantareira. Segundo a empresa, o método é 100% natural e vai ocorrer entre esta sexta-feira (21/2) e a quarta-feira de cinzas (26/2).

 

Segundo a cerveja Ambev, o avião vai "bombardear" o interior de nuvens com gotículas de água de tamanho controlado, promovendo mais colisões e aglutinações para formar, então, as gotas de chuva. "A ação é localizada, trabalhando em nuvens de 1km a 6km de diâmetro que, após o período de 15 a 20 minutos de semeação, induz a chuva no local."

 

De acordo com a empresa, a operação é 100% limpa e utiliza apenas água potável aplicada em forma de gotículas de diâmetro controlado. "Dessa forma, imita-se” o processo natural de crescimento vertical da nuvem e precipitação e assim a chuva acontece", diz a empresa.

 

Ainda segundo a cervejaria, não há efeitos colaterais ou dano ao meio ambiente. "O método é seguro e promove chuvas que contribuem para a recuperação de nascentes, além de ajudar a manter o solo umidificado e favorecer a cobertura vegetal", afirma. A Ambev ainda alega que a  tecnologia empregada na ação já é praticada há pelo menos 12 anos e em mais de 20 projetos para agricultura no Brasil.

Previsão do tempo

De acordo com o Climatempo, o sábado de carnaval (22/2) terá chuva a qualquer hora, mas, em geral, com fraca a moderada intensidade. Já o domingo (23/2), será nublado, mas quase sem chuva, se tiver, será leve. 

 

Enquanto que na segunda-feira (24/2) deve chover várias vezes em todo o litoral, no interior e na Grande São Paulo, com chance de pancadas fortes no norte do estado. Já na terça-feira (25/2), os períodos com sol aumentam e as pancadas de chuva ocorrem à tarde e à noite e podem ser sw moderadas a fortes.

Previsão para o DF

Segundo o Inmet, o sábado (22/2) deve ser de céu nublado no DF. Já no domingo (23/2), as chuvas devem ser mais intensas, ocorrendo desde o período da manhã.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade