Brasil

Brasileiros repatriados serão liberados da quarentena neste domingo

Neste sábado, os resultados foram negativos para o coronavírus, de acordo com a análise do Laboratório Central do Estado de Goiás

Correio Braziliense
postado em 22/02/2020 19:04

Chegada dos Brasileiros na Base Aérea de Anápolis, vindos de Wuhan na China devido ao surto do Coronavírus.O Ministério da Defesa confirmou neste sábado (22/2) que os 58 brasileiros que estão cumprindo quarentena na Base Aérea de Anápolis, serão liberados no domingo (23/2). Segundo a pasta informou por meio de nota, os repatriados realizaram a terceira coleta, na sexta-feira passada, e, neste sábado, os resultados foram negativos para o coronavírus, de acordo com a análise do Laboratório Central do Estado de Goiás.

 

“Todos os hóspedes da Base Aérea de Anápolis, que permanecem com o quadro assintomático, serão transportados, neste domingo, pela Força Aérea Brasileira para nove estados do Brasil”, diz um trecho da nota. 

 

A Operação Regresso à Pátria Amada Brasil cumpre assim seu compromisso com o bem estar de todos os envolvidos na operação e com a segurança da população brasileira."

 

Nas instalações, durante duas semanas, foram oferecidas aos repatriados seis refeições diárias inclusos café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Houve ainda uma programação de entretenimento que contou com filmoteca, brinquedoteca, videogame, atividades culturais, apresentação de bandas militares, jogos e biblioteca.

 

Ainda segundo o governo, entre as facilidades, estão internet, TV a cabo, frigobar, geladeira sem itens alcoólicos, lavanderia, copa 24 horas, máquina de gelo. Os repatriados em quarentena terão também serão submetidos a três monitoramentos diários de saúde, serviço religioso, nutricionista, emergência odontológica e apoio psicológico e pedagógico. 

 

Além dos 34 repatriados ou parentes de brasileiros, outras 24 pessoas incluindo equipe médica, tripulantes e imprensa foram submetidas ao isolamento. A previsão inicial era de que os brasileiros ficassem de quarentena por 18 dias, tendo liberação apenas na próxima quinta-feira (27).

 

Ainda de acordo com a pasta, os deslocamentos serão realizados em aproveitamento de voos de transporte logístico de material e de militares, e terão como destino: 

 

Distrito Federal (Ala 1 – Base Aérea de Brasília) - 20 passageiros, sendo 9 militares, 1 profissional do Ministério da Saúde, 1 profissional da EBC e 9 repatriados;

São Paulo (Base Aérea de São Paulo) - 13 passageiros, sendo 11 repatriados, um militar e uma integrante do Ministério da Saúde;

Rio de Janeiro (Ala 11 – Base Aérea do Galeão) - 11 militares;

Paraná (Aeroporto Internacional Afonso Pena) - 5 repatriados;

Santa Catarina (Base Aérea de Florianópolis) - 4 repatriados;

Minas Gerais (Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa) - 3 repatriados; 

Pará (Campo de Provas Brigadeiro Velloso) - 1 repatriada;

 

Dois repatriados, transportados para Brasília, seguirão em voos comerciais para o Maranhão e para o Rio Grande do Norte. Um repatriado permanecerá em Anápolis (GO).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags