Brasil

Galo da Madrugada desfila com 30 trios

Correio Braziliense
postado em 23/02/2020 04:04
Alegoria de 28m teve pegada sustentável pela primeira vez

 

 

 

O Galo da Madrugada, maior bloco de carnaval do mundo segundo o Guinness Book, o livro dos recordes, abriu o carnaval de Recife embalando uma multidão estimada pelos organizadores de 2 milhões de pessoas. Ao todo, 30 trios elétricos e 30 bandas e orquestras de frevo, 10 carros de apoio e seis carros alegóricos compuseram o 43º desfile do bloco fundado em 1978.

 

O cortejo percorreu 6km das ruas de seis bairros da capital pernambucana ao som de frevo e de atrações convidadas, como Margareth Menezes, Elba Ramalho, Gaby Amarantos, Fafá de Belém, Romero Ferro, Pabllo Vittar, Armandinho, Marcelo Falcão e Fulô de Mandacaru, que animaram a festa durante as 9h30 de duração da principal atração do carnaval, que começou pela manhã e só acabou por volta das 18h30.

 

Neste ano, o bloco fez uma homenagem à literatura de cordel e a xilogravura. A icônica alegoria do galo gigante de 2020 foi nomeada de Galo Circense do Olho do Futuro. A estrutura de 28 metros de altura tem 38 placas de outdoor em LED e mais de mil clusters de LED que iluminam a ponte Duarte Coelho, onde reina durante o carnaval atraindo foliões para as selfies.

 

A alegoria ainda teve uma pegada sustentável, feita com material reciclável. Cerca de 400 catadores de resíduos ficaram posicionados ao longo do percurso do bloco. Um time de recicladores fez parte dos integrantes do carro abre-alas, com a cantora baiana Margareth Menezes em cima do Trio da Sustentabilidade.

 

Salvador

 

Em Salvador, a rainha do carnaval de rua foi a cantora Ivete Sangalo, vestida de rainha no circuito Barra-Ondina. “Hoje eu tô vestida de rainha! E no meu reino tá liberado geral!”, anunciou Veveta, em meio à euforia dos foliões. “Boa tarde, boa noite, tô bem doida! Estarei cuidando daqui de cima para que você possa viver nesse carnaval e em todos os dias da sua vida o que você quiser viver. Que a gente comece o carnaval com amor, empatia e respeito”, continuou, antes de abir a apresentação com a música O Mundo Vai, aposta dela para a folia deste ano, em frente ao Farol da Barra.

 

Em São Paulo, o sambódromo do Anhembi, na Zona Norte, foi palco do segundo dia de desfiles do grupo especial de escolas de samba. A Pérola Negra abriu as apresentações, seguida de Colorado do Brás, Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre, Águia de Ouro, Unidos de Vila Maria e Rosas de Ouro. Na primeira noite, as escolas  carregaram na crítica política. Mas houve também os que nãoquiseram misturar política e Sambódromo. Alguns problemas técnicos foram registrados, mas sem tirar o brilho da noite. A campeã de 2019, a Mancha Verde fechou as apresentações.

 

Entre os blocos de rua, a expectativa é de que atraiam 15 milhões de pessoas durante oito dias de folia iniciados ontem. No Tarado Ni Você teve até casamento. O cortejo teve um tom crítico ao poder público. Já no bloco MinhoQueens, no centro da capital paulista, confusão e brigas acabaram fazendo os organizadores encerrar o bloco LGBTQ+, na Avenida São João. 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags